Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Organização de aplicações Vue

Gostaria de uma orientação de boa prática para organização do código e responsabilidades das camadas. Sou desenvolvedor backend e estou tentando fazer um paralelo com o que utilizo no dia-a-dia. Dúvidas:

  • Para acessar uma API eu preciso sempre passar por uma store ou uso outro tipo de recurso? Crio arquivos de services? Repositories?
  • Onde devo implementar regras de negócio e que as vezes podem ser utilizadas em mais de um componente?
  • Existe alguma referência para organização do código?

Agradeço e conto com apoio

3 respostas
solução!

Fala ai Ronan, tudo bem? Vamos lá:

Para acessar uma API eu preciso sempre passar por uma store ou uso outro tipo de recurso? Crio arquivos de services? Repositories?

Você pode realizar requisições para API diretamente nos componentes, mas, eu gosto de usar o Vuex e deixar essa lógica dentro das actions.

Onde devo implementar regras de negócio e que as vezes podem ser utilizadas em mais de um componente?

Nesse caso, eu gosto de criar um arquivo chamando domains.js dentro de cada dominio, ou seja: client/domains.js ou product/domains.js.

E dentro desse arquivo adiciona as funções de dominio.

Caso prefira uma pegada mais OO, pode trocar o domains.js por uma classe de dominio: Client.js ou Product.js.

Existe alguma referência para organização do código?

Isso varia muito, vai de empresa para empresa e dev para dev.

Claro que existem as boas práticas, podemos padronizar o código com Prettier, ESLint e StyleLint, onde, existem padrões pré estabelecidos como da Airbnb, Google ou Standard.

Tenho um post no meu blog explicando um pouco de uma arquitetura:

https://blog.matheuscastiglioni.com.br/como-organizar-projetos-em-react/

Essa arquitetura sofreu algumas alterações, mas, a maioria ainda está igual.

Espero ter ajudado.

Matheus, obrigado pelas dicas e considerações. Vou tentar aplicá-las nas práticas que estou tendo.

Magina, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Caso a dúvida tenha sido resolvido, não deixe de marcar o tópico como solucionado, assim conseguimos ajudar outros alunos com problemas/dúvidas iguais ou parecidos.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software