Eu estava com um probleminha, que meu json server não funcionava, fui no forum e achei a solução, tive que botar npx no começo ai funcionou mais, oque o npx faz?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu estava com um probleminha, que meu json server não funcionava, fui no forum e achei a solução, tive que botar npx no começo ai funcionou mais, oque o npx faz?
Fala Maycon, tudo bem? Espero que sim!
NPX é um executor de pacote NPM que torna realmente fácil instalar qualquer tipo de executável de nó que normalmente teria sido instalado usando NPM. Se o NPM é um gerenciador (manager) de pacotes, o NPX é um executor, por isso o X no final da sigla. O X vem de eXecutor.
O NPX foi desenvolvido pela Kat Marcán, atualmente é mantido pelo NPM, que foi comprado recentemente pelo Github. O NPX é um binário que está presente no NPM desde a versão 5.2.
Existem várias maneiras de instalar pacotes do Node.js, você pode colocá-los localmente (local para o projeto) ou instalar globalmente (no ambiente do usuário).
Às vezes, em vez de usar um dos dois métodos de instalação acima, você pode apenas usar o pacote e pronto.
Às vezes, você pode querer apenas experimentar uma lista de pacotes, pois pode não saber exatamente o que precisa.
Nesses casos, em vez de instalar localmente ou globalmente, você pode ir direto para a execução desses pacotes com NPX.
Quando você executa um pacote usando NPX, ele procura o pacote no registro local e global e, em seguida, executa o pacote.
Se o pacote ainda não estiver instalado, o NPX baixa os arquivos do pacote e instala o pacote, mas apenas armazenará os arquivos em cache em vez de salvá-los, ou seja, contradizendo o que foi dito na outra resposta:
ja o npx ele irá usar o pacote sem precisar baixar em sua máquina,
Para usar NPX, você executaria um comando como este:
npx some-package
Uma ótima maneira de ver a rapidez com que o NPX funciona é criar um aplicativo de reação usando:
npx create-react-app my-app
O comando acima irá gerar um app react, denominado my-app, no caminho em que o comando foi executado usando o pacote create-react-app. O NPX então:
Como mostrado acima, NPX não só busca no site do npmjs, como busca de dentro da node_modules do projeto também ou até mesmo na node_modules global antes de ir na Internet buscar os pacotes e executar.
No exemplo do react, ter o react-native cli ou create-react-app na máquina ocupa espaço e essas bibliotecas são atualizadas muito rápido, então não compensa ficar mantendo elas na máquina. O comando create-react-app, por exemplo, é feito uma vez e depois nunca mais, a menos que você comece outro projeto.
Uma desvantagem do NPX é que ele precisa pesquisar os pacotes, estejam eles instalados ou não, antes de realmente executá-los. Todo aquele caminho que já mencionei (1, 2 e 3) é pecorrido pelo script do NPX. Isso pode ser uma sobrecarga quando você precisa fazer as coisas muito rapidamente, principalmente se os pacotes devem ser procurados e/ou baixados para ai sim serem executados.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos :D