1
resposta

Opiniao do Bruno sobre a realidade da acessibilidade no Brasil

Eu realmente gostaria de saber da realidade da navegação web do Brasil direto do bruno Se aquele site, está ainda na média do que os cegos tem que enfrentar, se está até bom, se comparado com a média. ou se é o fim do mundo... E se rola de a maioria dos cegos simplesmente ignorarem o uso da web, de tao desafiador que é.

eu tenho essa curiosidade

1 resposta

Olá Dominiqui, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em obter uma resposta

Posso te dizer que a acessibilidade na web ainda é um desafio no Brasil e em muitos outros países. Muitos sites ainda não são desenvolvidos com as práticas adequadas de acessibilidade, Uma pesquisa do BigData Corp, em parceria com o Movimento Web para Todos, apontou que apenas 0,46% dos sites foram considerados acessíveis em 2022, o que dificulta o acesso de pessoas com deficiência visual, auditiva, motora, entre outras.

Importante lembrar que a acessibilidade na web é um direito garantido por lei em muitos países, além de ser uma questão de inclusão e igualdade de acesso à informação. Os desenvolvedores têm a responsabilidade ética de criar sites e aplicativos acessíveis, adotando boas práticas e seguindo padrões internacionais como o WCAG(Web Content Accessibility Guidelines) que definem critérios de acessibilidade para diferentes tipos de deficiências. Testes com usuários com deficiência também são importantes para garantir a acessibilidade e promover uma sociedade mais inclusiva e justa.

Quanto à sua pergunta sobre se os cegos simplesmente ignoram o uso da web, não é possível generalizar. Algumas pessoas com deficiência visual utilizam recursos como leitores de tela para acessar a web, enquanto outras podem encontrar dificuldades e desistir de navegar.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, me coloco à disposição! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software