1
resposta

[Opinião] Distribuída ou Cramming?

Respondendo a pergunta, a Prática Distribuída é a melhor escolha para quem quer aprender. Ela estimula a revisão do conhecimento, fazendo com que se absorva com propriedade.

Acredito que o Cramming é muito útil também. Eu seria hipócrita se não dissesse que já utilizei muito dessa método na escola e que ainda posso vir a usar no futuro.
Há situações inesperadas em que tudo que podemos fazer no momento é estudar o máximo possível e memorizar o necessário para uso imediato.

Porém, percebo que nesse momento temos uma brecha para evolução: pegar o conteúdo praticado com Cramming e implementar em nossa Prática Distribuída. Assim não só extraindo aquela informação que foi necessária em determinado momento, como efetivamente a compreendendo por completo.

1 resposta

Oi Arthur, tudo bem?

Que interessante a sua reflexão sobre Prática Distribuída e Cramming! É verdade que cada método tem seus momentos de utilidade. A Prática Distribuída é geralmente mais eficaz para a aprendizagem a longo prazo, pois permite que o cérebro consolide informações ao longo do tempo, facilitando a retenção e compreensão profunda do conteúdo.

Por outro lado, o Cramming, apesar de não ser ideal para retenção a longo prazo, pode ser útil em situações de emergência, onde precisamos absorver o máximo de informação em um curto período.

Uma dica: tente revisar conteúdos importantes logo após usá-los em situações de urgência. Assim, você reforça a memória de longo prazo de forma natural.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!