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OPÇÃO PARA BOLINHA TOCAR NAS BORDAS E VOLTAR

Para que a bolinha toque nas bordas e volte, fora usada a seguinte sintaxe:

function tocanaBorda(){

if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {velocidadeXBolinha *= -1; }

if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){velocidadeYBolinha *= -1; }

Testei com outra opção e funcionou substituindo as palavras width e heigth pelos parâmetros das bordas (600 e 400), e funcionou:

function tocanaBorda(){

if (xBolinha + raio > 600 || xBolinha - raio < 0) {velocidadeXBolinha *= -1; }

if (yBolinha + raio > 400 || yBolinha - raio < 0){velocidadeYBolinha *= -1; }

Como não terminei todo o código para o PONG, eu poderia deixar a sintaxe desta forma sem comprometimento do jogo, até o final?

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Pode sim, inclusive poderia também criar duas variáveis com o valor X e Y das bordas para facilitar a leitura do código assim como eu fiz. Código abaixo:

let xCenario = 500
let yCenario = 400

  function setup() {
  createCanvas(xCenario, yCenario);
  trilha.loop()
  }

Você só tem que se atentar que quando for fazer alguma alteração no tamanho das bordas vai ter que altera-las em todas as linhas onde você as citou ou irão surgir alguns bugs como a bolinha voltando antes de tocar na borda.

Utilize variáveis, width e height ou o valor em si o importante é estar funcionando e o mais legível possível ;)

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