Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

onclick vs. AddEventListener

Fiquei pensando se há alguma razão especial para optar por utilizar o método onclick ao invés de AddEventListener. Quais são os principais parâmetros para tomar essa decisão?

2 respostas
solução!

Olá Eric!

O método onclick é uma propriedade do objeto DOM que é usada para definir uma função a ser executada quando um elemento HTML é clicado. Já o método addEventListener é usado para adicionar um ouvinte de eventos a um elemento HTML.

O método AddEventListener é mais flexível e recomendado para projetos maiores. Ele permite que você adicione vários ouvintes de eventos a um elemento HTML, separando a lógica do evento do código HTML. Com o AddEventListener, você pode adicionar ou remover ouvintes de eventos dinamicamente, o que é útil ao lidar com elementos que são adicionados ou removidos do DOM durante a execução do código.

Por exemplo, se você tiver vários botões e quiser adicionar a mesma função de clique a todos eles, você pode usar o AddEventListener para isso. Além disso, o AddEventListener permite que você especifique o tipo de evento (clique, mouseover, etc.) e use funções anônimas ou funções nomeadas como ouvintes de eventos.

Para saber mais deixo a documentação:

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Victor! Muito obrigado, agora ficou mais claro!

Eu havia procurado postagens no Stack Overflow sobre o assunto, mas encontrei apenas comparações muito avançadas para o meu conhecimento atual. Sua explicação foi bem mais clara, obrigado!