Fiquei pensando se há alguma razão especial para optar por utilizar o método onclick ao invés de AddEventListener. Quais são os principais parâmetros para tomar essa decisão?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei pensando se há alguma razão especial para optar por utilizar o método onclick ao invés de AddEventListener. Quais são os principais parâmetros para tomar essa decisão?
Olá Eric!
O método onclick é uma propriedade do objeto DOM que é usada para definir uma função a ser executada quando um elemento HTML é clicado. Já o método addEventListener é usado para adicionar um ouvinte de eventos a um elemento HTML.
O método AddEventListener é mais flexível e recomendado para projetos maiores. Ele permite que você adicione vários ouvintes de eventos a um elemento HTML, separando a lógica do evento do código HTML. Com o AddEventListener, você pode adicionar ou remover ouvintes de eventos dinamicamente, o que é útil ao lidar com elementos que são adicionados ou removidos do DOM durante a execução do código.
Por exemplo, se você tiver vários botões e quiser adicionar a mesma função de clique a todos eles, você pode usar o AddEventListener para isso. Além disso, o AddEventListener permite que você especifique o tipo de evento (clique, mouseover, etc.) e use funções anônimas ou funções nomeadas como ouvintes de eventos.
Para saber mais deixo a documentação:
Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Oi, Victor! Muito obrigado, agora ficou mais claro!
Eu havia procurado postagens no Stack Overflow sobre o assunto, mas encontrei apenas comparações muito avançadas para o meu conhecimento atual. Sua explicação foi bem mais clara, obrigado!