let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let dBolinha = 30;
//variavel do movimento
let movimentoXBolinha = 6;
let movimentoYBolinha = 6;
//variavel da raquete
let xRaquete = 10;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variavel de movimento da raquete
let movimentoXRaquete = 1;
let movimentoYRaquete = 1;
let raio = dBolinha /2;
//variavel do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let movimentoYoponente = 6;
let movimentoXoponente = 6;
//variavel de pontos
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentoBolinha();
colisaoBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentoRaquete();
verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentoOponente();
placadoJogo ();
pontosJogo();
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha,yBolinha,dBolinha);
}
function movimentoBolinha(){
xBolinha = xBolinha += movimentoXBolinha;
yBolinha = yBolinha += movimentoYBolinha;
}
function colisaoBolinha(){
if (xBolinha > width||
xBolinha < 0){
movimentoXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha > height||
yBolinha < 0){
movimentoYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect (x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura);
}
function movimentoRaquete(){
if (keyIsDown (UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown (DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
movimentoXBolinha *= -1;
}
}
function movimentoOponente(){
movimentoYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente -
raqueteComprimento /2 -30;
yRaqueteOponente += movimentoYOponente
}
// usamos a função (textSize) para aumenta o tamanho do nossos pontos
// usamos a função (textAlign) para centraliza nossos pontos
// e usamos a função (rect para criamos a caixinha do nosso placa )
// usamos a função (color) para passa uma cor na caixinha de pontos
function placadoJogo
(){
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(150,10,40,20);
fill (255);
text (meusPontos, 170,26);
fill(color(255,140,0));
rect(450,10,40,20);
fill (255);
text (pontosOponente, 470,26);
}
function pontosJogo(){
if (xBolinha > 600){
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 0){
pontosOponente += 1;
}
}