1
resposta

Oh hora, dura hora

Duas questões sobre a dimensão hora, que é diferente da dimensão tempo, mas pode estar vinculada à dimensão tempo ou não.

Um exemplo simples, para a empresa da atacarejo do curso. Muitos clientes começam a reclamar de filas longas nos caixas. Se não tiver a dimensão hora, fica difícil uma decisão gerencial, inclusive como solução estratégica.

Suponha que o número de tíquets seja o dobro no período vespertino que no matutino, mas que o maior número de vendas ocorra no período noturno para as lojas nas capitais.

Esse tipo de informação ajuda a dimensionar a equipe de trabalho, que será mais forte no período vespertino, para as lojas no interior e será ainda mais reforçado no período noturno, nas capitais.

A dimensão hora é essencial, não para definir macroindicadores, como variação de vendas/ lucratividade, etc. É essencial para a postura logística no sistema.

Vamos a outro exemplo: se vende muita verdura de manhã e nenhuma a noite. Já bebidas destiladas, se vende muito a noite e pouco em outros horários. A visão horária permite a postura estratégica de, à medida que as verduras são vendidas, as bancas são substituídas por bancas de destilados, aumentando a venda de verduras (reforço no período matutino) e de bebidas. Tal tipo de decisão gerencial só será possível se houver a dimensão horário.

Outra análise e totalização de vendas por faixa horária (duas horas em cada faixa, por exemplo), mostrando os horários mais produtivos e mais vagos onde decisões estratégicas podem ser usadas para maximizar as vendas nos horários mais produtivos e reduzir os custos nos mais ociosos.

Será que é hora de abordar a dimensão horário?

1 resposta

Oii, José! Tudo bem?

Sim, a dimensão hora pode útil para otimizar operações diárias. Ela permite ajustar equipes e produtos conforme a demanda em horários específicos. Por exemplo, ter mais funcionários no período vespertino para lojas no interior e no período noturno nas capitais. E, também, a análise horária ajuda a tomar decisões estratégicas, como reorganizar produtos ao longo do dia para maximizar as vendas. Então, enquanto a dimensão tempo é importante para ver tendências ao longo dos meses ou anos, a dimensão hora pode afinar as operações no dia a dia.

Obrigada por nos trazer o seu ponto sobre o conteúdo da aula.

Caso tenha dúvidas, compartilhe no fórum para podermos te ajudar.

Bons estudos!