Duas questões sobre a dimensão hora, que é diferente da dimensão tempo, mas pode estar vinculada à dimensão tempo ou não.
Um exemplo simples, para a empresa da atacarejo do curso. Muitos clientes começam a reclamar de filas longas nos caixas. Se não tiver a dimensão hora, fica difícil uma decisão gerencial, inclusive como solução estratégica.
Suponha que o número de tíquets seja o dobro no período vespertino que no matutino, mas que o maior número de vendas ocorra no período noturno para as lojas nas capitais.
Esse tipo de informação ajuda a dimensionar a equipe de trabalho, que será mais forte no período vespertino, para as lojas no interior e será ainda mais reforçado no período noturno, nas capitais.
A dimensão hora é essencial, não para definir macroindicadores, como variação de vendas/ lucratividade, etc. É essencial para a postura logística no sistema.
Vamos a outro exemplo: se vende muita verdura de manhã e nenhuma a noite. Já bebidas destiladas, se vende muito a noite e pouco em outros horários. A visão horária permite a postura estratégica de, à medida que as verduras são vendidas, as bancas são substituídas por bancas de destilados, aumentando a venda de verduras (reforço no período matutino) e de bebidas. Tal tipo de decisão gerencial só será possível se houver a dimensão horário.
Outra análise e totalização de vendas por faixa horária (duas horas em cada faixa, por exemplo), mostrando os horários mais produtivos e mais vagos onde decisões estratégicas podem ser usadas para maximizar as vendas nos horários mais produtivos e reduzir os custos nos mais ociosos.
Será que é hora de abordar a dimensão horário?