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Obra de Arte - funciona - mas com duvidas

Minha dúvida e sobre a diferença entre onclick e onmousedown Primeira programei para mudar de cor entrando na caixinha de cor, porque não sabia como fazer onmousedown para duas coisas, a tela e a cor. Pesquisei um pouco, achei onclick, usei essa para trocar de cor. Mas ficou a dúvida sobre o uso de onclick e onmousedown

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function escolhaCorAtual(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(y <= yQuadrados + tamanhoQuadrados){
            if(x <= xVermelho + tamanhoQuadrados){
                desenha =false; // nao desenhar no quadrado
                corAtual = 'red';
            }
            if((x <= xVerde + tamanhoQuadrados)
                &&(x > xVermelho + tamanhoQuadrados)){
                desenha =false; // nao desenhar no quadrado
                corAtual = 'green';
            }
            if((x <= xAzul + tamanhoQuadrados)
                &&(x > xVerde + tamanhoQuadrados)
                &&(x > xVermelho + tamanhoQuadrados)){
                desenha =false; // nao desenhar no quadrado
                corAtual = 'blue';
            }

        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = escolhaCorAtual;

</script>
3 respostas

James,

onmousedown captura o evento de presionar o botão do mouse (sem precisar soltar). Pressionou, o código identifica que houve o evento.

onclick captura o movimento completo, de pressionar e soltar o botão. Pressionar apenas, não conta como evento para esta instrução.

Já sobre seu código, está ok. Como exercício, tente criar alguma função ou instruções que protejam seus 3 quadradinhos de serem pintados.

Oi James,

onclick e onmousedown são 2 tipos de eventos diferente. O "onclick" executa a ação assim que o botão esquerdo é clicado, já o onmousedown ele fica executando o código enquanto o botão do mouse estiver pressionado. Se você tiver experiência com jogos de tiro ja deve ter se deparado com 2 tipos de jogos. Em um você dispara um tiro ao clicar o mouse (evento .onclick) e para disparar de novo você precisa clicar novamente, em outro modelo, enquanto você pressionar o botão vários disparos seguidos são realizados (evento .onmousedown). Este segundo é mais cômodo para o jogador e causa menos cansaço também, contudo o jogo fica mais fácil.

solução!

Proteger os quadrados de cor , verificar se o mouse esta dentro (y e o tamanho do quadrado, x tamanha ate o cor azul, ultimo cor)

 function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        var protegido=false;

        if((y <= yQuadrados + tamanhoQuadrados)&&(x <= xAzul + tamanhoQuadrados)){
            protegido=true;
        }

        if(desenha && !protegido) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

Segue o código completo atualizado

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        var protegido=false;

        if((y <= yQuadrados + tamanhoQuadrados)&&(x <= xAzul + tamanhoQuadrados)){
            protegido=true;
        }

        if(desenha && !protegido) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function escolhaCorAtual(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(y <= yQuadrados + tamanhoQuadrados){
            if(x <= xVermelho + tamanhoQuadrados){
                corAtual = 'red';
            }
            if((x <= xVerde + tamanhoQuadrados)
                &&(x > xVermelho + tamanhoQuadrados)){
                corAtual = 'green';
            }
            if((x <= xAzul + tamanhoQuadrados)
                &&(x > xVerde + tamanhoQuadrados)
                &&(x > xVermelho + tamanhoQuadrados)){
                corAtual = 'blue';
            }

        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores


    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = escolhaCorAtual;

</script>