Minha solução:
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<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
desenhaQuadrado = (x, y, tamanho, cor) => {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho);
pincel.fill();
};
desenhaCirculo = (x, y, raio, cor) => {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
};
desenhaPaletaDeCores = () => {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
};
let x;
let y;
// troca a cor do pincel
trocaCor = () => {
if (x >= 0 && x <= 50 && y <= 49) {
corAtual = "red";
} else if (x >= 51 && x < 100 && y <= 49) {
corAtual = "green";
} else if (x >= 100 && y <= 49) {
corAtual = "blue";
}
};
lidaComMovimentoDoMouse = (evento) => {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
// limita até onde o pincel pode desenhar
if (desenha && y > 60) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
};
habilitaDesenhar = () => {
desenha = true;
};
desabilitaDesenhar = () => {
desenha = false;
};
let tela = document.querySelector("canvas");
let pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
let desenha = false;
let corAtual = "blue";
let xVermelho = 0;
let xVerde = 50;
let xAzul = 100;
let yQuadrados = 0;
let tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.addEventListener("mousemove", lidaComMovimentoDoMouse);
tela.addEventListener("mousedown", habilitaDesenhar);
tela.addEventListener("mouseup", desabilitaDesenhar);
tela.addEventListener("click", trocaCor);
</script>