2
respostas

OBJETOS x REFERENCIAS

Objeto é criado quando estanciamos uma classe tipo; Conta primeiraConta = new Conta(); E referencias é quando pegamos uma variável == outra variável. Certo???

2 respostas

fala Clistenis, blz?

Exatamente, objeto passa a exisitr depois q instanciamos a classe, com a palavra-chave 'new', a variavel 'primeiraConta' passa a ter uma referencia na memória do objeto da Classe Conta. O '==' teste se os dois valores sao identicos, se ocupam o mesmo local na memória.

Vou por um texto q talvez consigo te explicar melhor.

O Java possui dois tipos de dados que são divididos em por valor (tipos primitivos) e por referência (tipos por referência). Os tipos primitivos são boolean, byte, char, short, int, long, float e double.*Os tipos por referência, são classes que especificam os tipos de objeto Strings, Arrays Primitivos e Objetos.*

Para trazer em um objeto os seus métodos de instância, é preciso ter referência a algum objeto. As variáveis de referência são inicializadas com o valor “null” (nulo). Por exemplo, ClasseConta acao = new ClasseConta(), cria um objeto de classe ClasseConta e a variável acao contém uma referência a esse objeto ClasseConta, onde poderá invocar todos os seus métodos e atributos da classe. A palavra chave new solicita a memória do sistema para armazenar um objeto e inicializa o objeto.

Espero ter ajudado

Ajudou muito Magno Lima, obrigado!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software