Acho que faltou utilizar um exemplo real em que teríamos problema em não fazer o tratamento dos dados da forma como foi feita, ficou meio sem objetivo.
Acho que faltou utilizar um exemplo real em que teríamos problema em não fazer o tratamento dos dados da forma como foi feita, ficou meio sem objetivo.
Oi Henrique, tudo bem?
É realmente mais fácil compreender um conceito quando podemos visualizar sua aplicação em um exemplo real. No entanto, nem sempre é possível abordar todos os cenários em um único curso.
No caso específico do tratamento de dados no Power Query, o objetivo é mostrar como otimizar as etapas aplicadas, evitando repetições desnecessárias. O exemplo utilizado no curso demonstra a importância de refatorar o código para remover etapas que não são mais necessárias.
No entanto, para complementar o aprendizado e entender melhor a importância do tratamento de dados, posso te dar um exemplo prático. Vamos supor que você esteja trabalhando com uma base de dados de vendas de uma empresa e precisa analisar o desempenho das vendas por região. No entanto, a coluna que contém a informação da região está com valores inconsistentes, com diferentes grafias para a mesma região.
Nesse caso, o tratamento dos dados se torna essencial para padronizar as informações da coluna de região, garantindo que todas as vendas sejam corretamente atribuídas a cada região. Sem esse tratamento, você teria dificuldade em realizar análises precisas e confiáveis.
Espero que esse exemplo prático possa te ajudar a entender melhor a importância do tratamento de dados no Power Query.
Um abraço e bons estudos.