Acho que faltou utilizar um exemplo real em que teríamos problema em não fazer o tratamento dos dados da forma como foi feita, ficou meio sem objetivo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Acho que faltou utilizar um exemplo real em que teríamos problema em não fazer o tratamento dos dados da forma como foi feita, ficou meio sem objetivo.
Oi Henrique, tudo bem?
É realmente mais fácil compreender um conceito quando podemos visualizar sua aplicação em um exemplo real. No entanto, nem sempre é possível abordar todos os cenários em um único curso.
No caso específico do tratamento de dados no Power Query, o objetivo é mostrar como otimizar as etapas aplicadas, evitando repetições desnecessárias. O exemplo utilizado no curso demonstra a importância de refatorar o código para remover etapas que não são mais necessárias.
No entanto, para complementar o aprendizado e entender melhor a importância do tratamento de dados, posso te dar um exemplo prático. Vamos supor que você esteja trabalhando com uma base de dados de vendas de uma empresa e precisa analisar o desempenho das vendas por região. No entanto, a coluna que contém a informação da região está com valores inconsistentes, com diferentes grafias para a mesma região.
Nesse caso, o tratamento dos dados se torna essencial para padronizar as informações da coluna de região, garantindo que todas as vendas sejam corretamente atribuídas a cada região. Sem esse tratamento, você teria dificuldade em realizar análises precisas e confiáveis.
Espero que esse exemplo prático possa te ajudar a entender melhor a importância do tratamento de dados no Power Query.
Um abraço e bons estudos.