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o som não sai e ainda deixo o hp do personagem infinito

quando eu digitei o codigo o som do personagem tomando dano não saia e o personagem não morria quando o hp zerava.

aparecia essa menagem: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object

esses são o codigo

do som

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class ControleSom : MonoBehaviour
{

    public static AudioSource instancia;

    private AudioSource meuAudioSource;


    void awake()
    {
        meuAudioSource = GetComponent<AudioSource>();
        instancia = meuAudioSource;
    }
}

e esse e o codigo do personagem
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class controle : MonoBehaviour
{
    private Rigidbody rigidbodyJogador;
    public int Vida = 100;
    public float Velocidade = 10;
    Vector3 direcao;
    public LayerMask MascaraChao;
    public GameObject TextoGameOver;
    public ControlaInterface ScriptInterface;
    public AudioClip somDeDano;


    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        Time.timeScale = 1;
        rigidbodyJogador = GetComponent<Rigidbody>();
    }   

    void Update()
    {
        //Inputs do Jogador - Guardando teclas apertadas
        float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
        float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");

        direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);

        //Animações do Jogador
        if (direcao != Vector3.zero)
        {
            GetComponent<Animator>().SetBool("movendo", true);
        }
        else
        {
            GetComponent<Animator>().SetBool("movendo", false);
        }

        if (Vida <= 0)
        {
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
            {
                SceneManager.LoadScene("estudano");
            }
        }
    }

    void FixedUpdate()
    {
        rigidbodyJogador.MovePosition
            (rigidbodyJogador.position +
            (direcao * Velocidade * Time.deltaTime));

        Ray raio = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
        Debug.DrawRay(raio.origin, raio.direction * 100, Color.red);

        RaycastHit impacto;

        if (Physics.Raycast(raio, out impacto, 100, MascaraChao))
        {
            Vector3 posicaoMiraJogador = impacto.point - transform.position;

            posicaoMiraJogador.y = 0;

            Quaternion novaRotacao = Quaternion.LookRotation(posicaoMiraJogador);

            GetComponent<Rigidbody>().MoveRotation(novaRotacao);
        }
    }

    public void TomarDano()
    {
        Vida -= 30;

        ScriptInterface.atualizarSliderVidaJogador();
        ControleSom.instancia.PlayOneShot(somDeDano);
        if (Vida <= 0)
        {
            Time.timeScale = 0;
            TextoGameOver.SetActive(true);
        }
    }
}

poderia me dizer o que eu fiz de errado?

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Oi, Fred, tudo bem?

Qual a linha de qual código da esse erro? normalmente clicando duas vezes vai te levar para lá, pelo erro é uma variável nula, você preencheu a variável somDeDano?

sim, eu prenchi, o codigo do audio deve ta conflitando com algum outro codigo

Qual a linha de qual código da esse erro?

o console ta dizendo que o erro e na

(controle) ControleSom.instancia.PlayOneShot(SomDeDano);

(inimigoandano) Jogador.GetComponent().TomarDano();

quando eu tiro esse codigo que ta no "controle" tudo volta ao normal, mas quando eu boto denovo, o problema volta
solução!

Ok! Notei o problema agora! No código do som o Awake está com letra minúscula, como estamos chamando um código da Unity tem que ser certinho, então a variável de instancia não está sendo preenchida.

concertou, valeu amigo