1
resposta

O React também evita o reload da página quando acessamos ou alteramos o valor de uma API REST?

Olá! eu estou aprendendo react e quero saber mais sobre o porquê ele é tão utilizado hoje em dia e o que ele realmente resolve e ai me veio uma dúvida, na qual envolve um projeto que desenvolvi. Desenvolvi recentemente um projeto que simula uma app de streaming, Na qual tem uma API REST e tem todo um sistema de login... enfim, o meu ponto central é: Nesse app temos a lista de filmes na qual o user pode adicionar para ele.

Entretanto, para adicionar precisamos acessar a API e fazer um POST em uma determinada classe que se chama: UserList. Na qual tem todos os atributos do vídeo que foi adicionado na lista.

Mas, para ter a atualização visual da página, precisamos fazer o reload da página para conseguirmos ver o filme na lista! pois a atualização visual ela é feita apenas depois do reload da página! eu não queria isso e tentei fazer com que a atualização não demandasse do reload da página e fosse automatico. Percebi que no Vanilla isso foi meio complicado / estranho de fazer! mas eu consegui.

Nessa aula o instrutor falou que com o react podemos evitar esse reload, mas com o envio de um forms com um botão. Mas eu queria saber se o react também facilita isso que eu marquei em negrito no meu texto. E se isso é o ponto principal do react, facilitar o desenvolvimento dessas atualizações automaticas envolvento API, sem precisar do realod da página, se com o react isso fica muito mais fácil de desenvolver. É isso mesmo?

Grato!

1 resposta

Oii Rian, tudo bem?

O React é realmente uma ferramenta poderosa para criar interfaces de usuário dinâmicas e interativas sem a necessidade de recarregar a página. Ele facilita muito a atualização da interface em resposta a mudanças de estado, como a adição de um filme à lista do usuário no seu app de streaming.

Ele é muito utilizado pra otimização de performance, onde ao invés de atualizar a pagina inteira, apenas os componentes que sofreram mudança são renderizados novamente.

No seu caso específico, quando você faz um POST para adicionar um filme à UserList, você pode atualizar a interface de usuário sem precisar recarregar a página. Isso é possível porque o React trabalha com um conceito chamado "estado" (state) e "propriedades" (props) que, quando alterados, fazem com que o componente seja re-renderizado automaticamente.

Um abraço e bons estudos.