Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que tenho aprendido neste curso

Diário de uma profissional das Ciências Humanas

Tenho dedicado parte significativa dos últimos meses ao estudo da Inteligência Artificial. O percurso começou como uma necessidade profissional, mas, aos poucos, transformou-se em uma experiência de aprendizagem muito mais profunda do que eu imaginava.

Recentemente, iniciei a construção de uma apostila destinada à formação de professores para o uso do ChatGPT. A ideia parecia relativamente simples: estudar os conteúdos, organizar os conceitos, selecionar exemplos e produzir os capítulos.

No entanto, à medida que avançava, comecei a perceber algo curioso.

Quanto mais eu aprendia sobre Engenharia de Prompt, mais refletia sobre aprendizagem. Quanto mais estudava a construção de instruções para a IA, mais pensava sobre mediação pedagógica. Quanto mais analisava a forma como o ChatGPT processa informações, mais me questionava sobre a maneira como nós, humanos, construímos conhecimento.

Em determinado momento, percebi que estava tentando fazer muitas coisas simultaneamente.

Aprender os conceitos.

Refletir sobre suas implicações.

Decidir o que deveria entrar na apostila.

Organizar capítulos.

Criar atividades.

Pensar em aplicações para professores, coordenadores e gestores.

Era como se a produção do material estivesse acontecendo ao mesmo tempo em que eu própria ainda estava construindo os significados daquele percurso.

Foi então que uma das ideias mais simples trabalhadas durante o curso começou a fazer sentido para além da tecnologia.

Não pule etapas.

Inicialmente, eu havia compreendido essa orientação como uma estratégia para produzir prompts melhores. Hoje, começo a vê-la como um princípio de aprendizagem.

Antes de organizar um conhecimento, é preciso compreendê-lo.

Antes de ensinar um conceito, é preciso construir significados sobre ele.

Antes de produzir um material, é preciso permitir que as ideias encontrem suas conexões.

Talvez por isso tenhamos decidido criar dois momentos distintos para a construção da apostila.

O primeiro é o momento da mediação. Nele, o objetivo não é produzir capítulos. É aprender. Ler. Fazer perguntas. Estabelecer relações. Identificar conceitos. Construir entendimento.

Somente depois vem o momento da produção propriamente dita, quando as ideias já foram suficientemente elaboradas para serem transformadas em texto, atividades e experiências de aprendizagem.

Tenho achado interessante perceber que, ao estudar Inteligência Artificial, estou sendo levada de volta a questões que acompanham minha trajetória há muitos anos: como aprendemos, como construímos significados e como transformamos informação em conhecimento.

Talvez uma das contribuições mais interessantes da Inteligência Artificial para a Educação não esteja apenas naquilo que ela é capaz de produzir.

Talvez esteja na possibilidade de tornar mais visíveis os caminhos que percorremos para aprender.

E isso me leva a pensar que, mesmo em uma época marcada pela velocidade e pela automação, algumas coisas continuam exigindo tempo, reflexão e elaboração.

A aprendizagem é uma delas.

1 resposta
solução!

Olá, Patricia! Como vai?

Achei muito interessante o seu diário de reflexão sobre a aprendizagem e a Inteligência Artificial!

Sua resposta demonstra profundidade ao relacionar o estudo da Engenharia de Prompt com questões pedagógicas, sensibilidade ao destacar a importância de não pular etapas no processo de aprendizagem e clareza ao organizar os momentos distintos de mediação e produção.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Testar em pequenos grupos: aplicar partes da apostila em oficinas piloto para validar a abordagem.
  • Registrar insights: manter um diário reflexivo para acompanhar como cada etapa influencia sua prática profissional.
  • Explorar conexões interdisciplinares: relacionar IA e educação com áreas como filosofia, ética e psicologia da aprendizagem.

Ah uma pergunta: O que você considera mais valioso nesse percurso, perceber como a IA ilumina os processos humanos de aprendizagem ou transformar essas reflexões em materiais concretos para formação docente?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!