Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que sobra no final?

As atuzações no protocolo HTTP em sua nova versão de fato solucionam muitos dos gargalos presentes no processo de desenvolvimento front-end com foco em performance. Comparado ao HTTP1.1, foi visto que diversas features foram adicionadas, dispensando (ou tornando bem menos necessário) o uso de artifícios como concatenação, sprite, redução de requests, adição de código inline, paralelização de hostnames e afins.

Então a dúvida que fica é: dentre todo o conteúdo ministrado no curso de Performance Web I, o que segue sendo necessário aplicar no contexto de uma web com larga adoçao do HTTP/2?

Creio que a minificação e talvez o ajuste do tamanho da imagens, mas não consigo ver muito mais o que possa ser aplicado do conteúdo apresentado na primeira parte do curso...

1 resposta
solução!

Oi, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Primeiramente, gostaria de parabenizar pela sua pergunta, é muito importante entendermos como as atualizações do protocolo HTTP impactam no desenvolvimento front-end com foco em performance.

Com o HTTP/2, muitos dos gargalos presentes no processo de desenvolvimento front-end foram solucionados, como você mencionou. No entanto, ainda existem algumas práticas que podem ser aplicadas para melhorar ainda mais a performance de um site.

Além da minificação e ajuste do tamanho das imagens, você pode considerar a otimização do código JavaScript e CSS, a utilização de fontes web e a redução do número de requisições ao servidor.

Outra prática que pode ser aplicada é a utilização de Resource Hints, que foi abordado no curso de Performance Web II. Os Resource Hints ajudam a pré-carregar recursos (como imagens e fontes) antes que o usuário chegue àquela parte do site, melhorando a velocidade de carregamento.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software