O valor que o professor mais enfatiza é sobre os indivíduos e interações x processos e ferramentas.
Mas na prática, o que são esses processos que não devem ser tão priorizados quanto as pessoas?
O valor que o professor mais enfatiza é sobre os indivíduos e interações x processos e ferramentas.
Mas na prática, o que são esses processos que não devem ser tão priorizados quanto as pessoas?
Olá, Cailane! Tudo bem?
Esses processos podem ser uma determinada sequência de atividades que ocorre para cumprir um propósito que a organização visa cumprir. Em uma empresa, podem haver diversos processos, de acordo com as atividades que a mesma desenvolve. Para facilitar um pouco o entendimento vamos pensar no seguinte exemplo:
Imagine uma empresa que desenvolve software e aplicativos. Nessa empresa, há um time de devs que estão responsáveis por desenvolver um software específico. A direção dessa empresa, impõe para este time que deve-se utilizar uma linguagem específica de programação para desenvolver o software, e que obrigatoriamente devem organizar o projeto no aplicativo X e se comunicar pelo aplicativo Y. Além disso, essa direção também exige que o processo de desenvolvimento siga etapas em um fluxo muito bem definido e não pode haver mudanças no processo.
O que pode acontecer neste caso:
A linguagem de programação definida previamente é a melhor para o desenvolvimento? Talvez seria interessante fazer um levantamento com o time todo, sobre qual linguagem a maioria domina e qual a melhor para aquela aplicação;
É realmente tão importante assim que seja definido um aplicativo específico para organização das tarefas? Será que o time não poderia chegar em um consenso de qual ferramenta já utilizam e estão mais familiarizados(as)? Além disso, será que a definição prévia do aplicativo para se comunicar não pode acabar atrapalhando a comunicação do time?
No decorrer do desenvolvimento o time pode acabar percebendo que a maneira que o processo foi organizado inicialmente está dificultando a realização das atividades. Talvez seja interessante sim definir um processo inicial mas deixar aberto para mudanças caso o time perceba a necessidade (podem achar mais interessante trocar uma etapa X por uma etapa Y, para desenvolver uma funcionalidade do software).
O que podemos analisar dessa situação?
De modo geral, podemos perceber que quem vai desenvolver toda a aplicação e vai trabalhar na parte operacional é o time de desenvolvimento, então o mais importante para que esse desenvolvimento tenha sucesso é que a comunicação e sincronia entre os membros aconteça da melhor forma possível, que eles(elas) estejam alinhados(as) e consigam se organizar para entregar o que foi proposto, ou seja, o que mais importa são as pessoas e as interações que ocorrem entre elas. Lembrando que, como foi mencionado na aula, isso não quer dizer que não precisa de processos e ferramentas, pois são necessários sim, pode ser que seja positivo fazer alguma padronização em algum processo, mas que isto não pode ser mais importante que os indivíduos e sua efetiva interação.
Ficou um pouco mais claro?
Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum, ou também em nosso canal do discord.
Ótimos estudos! :)
essa "humanização" do processo mostra de forma explicita todo o trabalho colaborativo que nós futuros devs desenvolveremos , pois afinal de contas nao desenvolvemos software para maquinas e sim para pessoais e suas necessidades.
Olá, Edielton! Tudo bem?
Excelente reflexão! É isso mesmo que você falou, o trabalho é desenvolvido de maneira colaborativa e feito por pessoas, por isso realmente surge esta necessidade de "humanização" e priorização dos indivíduos e suas interações.
Muito obrigado por compartilhar seu raciocínio conosco!
Continue assim e ótimos estudos! :)