1
resposta

O que é webkit - folha de estilo do user agent?

Na aula aprendemos sobre o arquivo reset.css que limpa toda formatação padrão do navegador.

Porém isso não afetou um link da página, mesmo a tag <a> estando na lista do reset.css.

Forçando a cor diretamente no arquivo CSS ele fica com a cor que quero, porém se eu não colocar nada o link fica roxo, ou seja, o reset.css não afeta ele.

Ao inspecionar o elemento vi algo de webkit - folha de estilos do user agent, é realmente isso que gerou a formatação automática?

Print de onde vi o o webkit: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeTrecho do meu código html:

• head:
      <head>
          <link rel="stylesheet" href="reset.css">
          <meta charset="UTF-8">
  • body:
    <p>⮩ㅤ<a href="produtos.html" class="agende"><em>Agende seu horário!</em></a>ㅤ⮨</p>

Trecho do arquivo CSS:

.agende {
    color: #FFFFFF;
    cursor: pointer;
}
  • sem utilizar o css acima, o link fica roxo.

Sou iniciante e realmente não consegui entender porque o reset.css não o afetou o link, se na lista do arquivo tem o <a>.

E também queria saber o que é esse webkit.

1 resposta

Olá, Letícia.

Tudo bem?

Por existirem muitos navegadores, e cada um com sua especificação, esses prefixos servem para fazer o estilo CSS funcionar em todos.

Assim temos que:

-webkit-

(Chrome, Safari, versões mais recentes do Opera.)

-moz-

(Firefox)

-o-

(Versões antigas do Opera)

-ms-

(Internet Explorer)

Já a cor roxa do link é a padrão dele para diferenciar o link de um texto por exemplo. O reset não fez efeito por ele estar já com o estilo padrão que é roxo e com underline.

Qualquer dúvida manda aqui no fórum.

Valeu Letícia.