Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

O que é Stomp e o que ele se diferencia do socket ?

Olá,

Analisando alguns documentos do Spring Boot me deparei com a tecnologia STOMP, gostaria de saber qual a diferença entre STOMP e WEBSOCKET, visto que as duas ao meu ver fazer a mesma coisa, ou seja, atualizar dados em tempo real. Qual a diferença entre elas ?

3 respostas

Fala aí Renato, beleza? A ideia dele era a mesma do WebSocket, porém, ele era voltado mais para um protocolo orientado a texto, provavelmente não era possível enviar objetos JSON e outros derivados.

O mesmo está desatualizado e nem é mais mantido. O WebSocket veio e dominou o mercado quando o assunto é comunicação bidirecional e real time.

Espero ter ajudado

solução!

Olá Renato,

eu dei uma olhada no STOMP e pelo o que percebi ele é um protocolo responsável por informar qual a rota para um método especifico que irá tratar uma mensagem, ou o que chamam de um protocolo de mensagem orientado a transmissão de texto.

Além disso, dizem que o STOMP geralmente é usado dentro de um websocket quando uma aplicação precisa de uma comunicação bidirecional com um servidor.

Nesse caso, o websocket é responsável por fornecer essa comunicação full-duplex e o STOMP por lidar com a mensagem.

Então, podemos também usar o STOMP sem um websocket e, por exemplo, com uma conexão Telnet. Do mesmo modo, podemos usar o websocket sem o STOMP, como pode ver neste tutorial (em inglês).

Muito obrigado pelo apoio pessoal.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software