Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O que aconteceria com os LEDs com outros valores de tensão?

O que aconteceria nas situações abaixo, ligando sem resistores?

  1. Primeiro LED com 10V e segundo LED com 10V
  2. Primeiro LED com 10V e segundo LED com 3V
  3. Primeiro LED com 3V e segundo LED com 10V
2 respostas
solução!

Olá Marcelo, tudo bem?

É importante lembrar que, ao ligar um LED diretamente à fonte de alimentação sem um resistor limitador de corrente, há o risco de queimar o componente. Isso ocorre porque o LED é um componente que possui uma curva característica de tensão e corrente, ou seja, ele só deve ser alimentado com uma tensão específica e uma corrente máxima.

Respondendo às suas perguntas:

  1. Se ambos os LEDs forem alimentados com 10V, sem um resistor limitador de corrente, é muito provável que ambos queimem. Isso ocorre porque a tensão de alimentação está acima do limite máximo suportado pelos LEDs.

  2. Se o primeiro LED for alimentado com 10V e o segundo com 3V, sem um resistor limitador de corrente, o primeiro LED provavelmente queimará. Isso ocorre porque a tensão de alimentação está muito acima do limite máximo suportado pelo LED. Já o segundo LED pode acender, mas não com a intensidade máxima.

  3. Se o primeiro LED for alimentado com 3V e o segundo com 10V, sem um resistor limitador de corrente, o primeiro LED pode acender, mas não com a intensidade máxima. Já o segundo LED provavelmente queimará, pois a tensão de alimentação está muito acima do limite máximo suportado pelo LED.

Em síntese, é muito importante utilizar um resistor limitador de corrente ao ligar um LED à fonte de alimentação. Dessa forma, é possível garantir que o LED seja alimentado com a tensão e corrente corretas, evitando que ele queime.

Bons estudos!

Valeu, Lucas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software