O termial não retorna informação sobre o erro. Após dar a primeira direção, o programa é interrompido e occorre a seguinte mensagem:
(most recent call last):
2: from main.rb:4:in <main>'
1: from /Users/fallev/Google_Drive/Pessoal/Coding/Ruby/projetos/foge_foge/foge_foge.rb:109:in
inicia_fogefoge'
/Users/fallev/Google_Drive/Pessoal/Coding/Ruby/projetos/foge_foge/foge_foge.rb:90:in `joga': undef
A linha 90 refere-se a:
nova_posicao = Heroi.calcula_nova_posicao direcao
foge_foge.rb :
require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'
def le_mapa (numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador (mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
if coluna_do_heroi != nil
jogador = Heroi.new
jogador.linha = linha
jogador.coluna = coluna_do_heroi
return jogador
end
end
nil
end
def posicao_valida? (mapa, posicao)
if posicao[0] < 0 || posicao[1] < 0 || posicao[0] >= mapa.size || posicao[1] >= mapa[0].size || mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X" || mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "F"
return false
end
true
end
def soma_vetor (vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de (mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def move_fantasma (mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
if posicoes.empty?
return
end
aleatorio = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatorio]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def copia_mapa mapa
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split("\n") #ver se o () funciona. video 2
end
def move_fantasmas (mapa)
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu?(mapa)
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def joga (nome)
mapa = le_mapa 2
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = Heroi.calcula_nova_posicao direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
next
end
Heroi.remove_do mapa
nova_posicao.coloca_no mapa
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
heroi.rb :
class Heroi
attr_accessor :linha, :coluna
def calcula_nova_posicao(direcao)
novo_heroi = dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
novo_heroi.linha += movimento[0]
novo_heroi.coluna += movimento[1]
novo_heroi
end
def to_array
[linha, coluna]
end
def remove_do(mapa)
mapa[linha][coluna] = " "
end
def coloca_no(mapa)
mapa[linha][coluna] = "H"
end
end
Acabaram as idéias sobre o que fazer para debugar! o_O