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o personagem não anda

Olá, quando fiz a função temColisaoComMapa() aconteceu que o boneco não andava mais. Alguem pode me ajudar?

function desenhamapa()
 cls()
 map(mapa.x,--posicao x do mapa
   mapa.y, --posicao y do mapa
   mapa.larguratela, --quanto desenhar x
   mapa.alturatela, --quanto desenhar y
   0, --em qual ponto colocar o x
   0) --em qual ponto colocar o y
end
function desenhajogador()

      spr(jogador.sprite,
            jogador.x,
            jogador.y, 
            0, --cor de fundo
            1, --escala
            0, --espelhar
            0, --rotacionar 
            2, --quantos blocos para direita
            2) --quantos blocos para baixo
end
function temColisaoComMapa(ponto)
   blocoid = mget(ponto.x /8, ponto.y/8) 
   if blocoid < 128 then

         return true
   else
   return false

   end

end

function atualiza()
            --cima
   if btn(0) then

   ponto1 ={
   x= jogador.x -8,
   y= jogador.y -8 -1
   }
   ponto2 ={
   x=jogador.x +8,
   y=jogador.y -8 -1
   }
   if temColisaoComMapa(ponto1) or
   temColisaoComMapa(ponto2) then
   else
   jogador.y = jogador.y -1  
   end
   end


   end
   --baixo
   if btn(1) then
   jogador.y = jogador.y +1
   end
   --esquerda
   if btn(2) then 
   jogador.x = jogador.x -1
   end
   --direita
   if btn(3) then 
   jogador.x = jogador.x +1
   end


function TIC()
   atualiza()
   desenhamapa()
   desenhajogador()
   print(jogador.y)

end
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solução!

Desculpe, fiz o curso de novo e consegui.