4
respostas

O modelo Waterfall nunca serviu ?

Olá Pessoal !

Concordo com a maioria dos tópicos, mas é legal lembrar que o modelo waterfall surgiu de engenharias que possuem "entregáveis" engessados que não permitem esse passo para trás, por isso um dos seus pontos fortes é a extensa e pesada documentação dos processos tentando assim que cada etapa seja o mais perto da realidade idealizada.

Olhando para gestão de projetos de software é incontestável que a utilização das metodologias agéis seja imprescindíveis. Porem é super importante entender o passado para que possamos compreender melhor o futuro, e quando digo isso é em relação a projetos de softwares já que o modelo waterfall continua sendo usado em inúmeros projetos nas mais diversas engenharias.

4 respostas

Um ponto de atenção para estes modelos é a validação constante, a burocracia requer tempo para aprovação e implantação de novas mudanças. Tempo é recurso limitado, vivemos buscando formas de como utilizá-lo com parcimônia.

Entendo que o modelo Waterfall deva ser usado quando não se tem uma mudança de escopo do projeto. Por exemplo, se for construir uma casa, não dá pra mudar pra apartamento no meio do projeto. Ou mesmo fazer mudanças grandes quando a obra está em andamento. Diferente de um software ou projetos que aceitam mudança de escopo.

O modelo Waterfall é bastante utilizado quando os requisitos do projeto estão bem definidos, como a evolução de produtos já existentes, desde que exista clareza dos requisitos. Realmente, ao assumir projetos com pouca clareza de requisitos, os métodos ágeis se tornam mais atraentes pela condição de adaptabilidade face às mudanças que possam surgir durante a evolução do projeto.

Penso que o método waterfall tem suas virtudes, entre elas, a previsibilidade. Entendo que a possibilidade de BUGs em um software criado dentro da metodologia waterfall tende a ser menor. Será que estou enganado?