Olá pessoal,
Eu fiz o código conforme o professor foi fazendo, mas o meu placar não funciona, ele está nas posições corretas, mas não esta pontuando. E também quando tiro as barras ("//"), do método ("//verificaColisaoRaquete();") a bola fica somente no centro e bugada. Podem me ajudar?
//VARIÁVEIS DA BOLINHA
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let dBolinha = 28;
let raio = dBolinha / 2;
// VELOCIDADE DA BOLINHA
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// VARIÁVEIS DA RAQUETE
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;
// VARIÁVEIS DO OPONENTE
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
// PLACAR DO JOGO
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
//movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, dBolinha);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, wRaquete, hRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + wRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + hRaquete
&& yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, wRaquete, hRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - wRaquete /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar() {
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosDoOponente, 321, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
}
}