1
resposta

O método tem duas funções?

Para entendimento, no assunto métodos, nós podemos usar o mesmo método para realizar duas funções diferentes? Ou seja:

Método:

sacar(valor) {
    if(this._saldo >= valor) {
      this._saldo -= valor;
      return valor;
    }
  }

Com ele, nós conseguimos:

Fazer o saque propriamente dito (que daria pra fazer sem retornar nada, diga-se de passagem)

contaCorrenteRicardo.sacar(50);

E também utilizar o valor do parâmetro para retorno quando queremos saber o valor do saque ( só funciona com o return )

valorSacado = contaCorrenteRicardo.sacar(50);
console.log(valorSacado);

Entendi direito? Existe outras possibilidades para o uso de métodos?

1 resposta

Oi Reny, tudo certo?

No caso, o instrutor resolveu retornar o valor sacado, mas isso não é necessário, como você mesmo disse, poderíamos apenas retirar do saldo total o valor que foi sacado. Então nesse caso, se chamarmos o método sozinho, ele irá realizar o saque, e se igualarmos a uma variável, irá realizar o saque e retornar para essa variável o valor sacado.

Um método pode, ou não, retornar um valor. Ele realiza alguma função, portanto não faz muito sentido a expressão "realizar duas funções diferentes", o que acontece nesse caso é a realização de uma função (no caso, "sacar" o valor). Retornar um valor é consequência disso, sendo opcional.

Sobre "outras possibilidades para o uso de métodos" eu não compreendi muito bem o que quis dizer. Mas o que um método faz é exatamente isso: realiza uma função e retorna (ou não) um valor.

Espero que eu tenha ajudado a compreender um pouco melhor =) Qualquer outra dúvida estou à disposição!