Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Nunca usar Else

Confesso que procurei situações em que o uso dessa abordagem pudesse não funcionar, afim de justificar o uso do método tradicional, mas enxergo essas mudanças como um importante paradigma a ser absorvido. Ainda assim e considerando também a questão da simplicidade mencionada, me questiono se o esforço para tornar o código mais legível não estaria resultando exatamente no oposto, ou seja, apesar de ter o código mais legível a extração de códigos para criação de métodos separados, a utilização de vários if sequenciais mesmo sem else e demais alterações, não demandariam um esforço maior do que apenas simplesmente usar o else?

1 resposta
solução!

Oi John, beleza?

Em boa parte das situações a legibilidade custará mais esforço. A própria orientação a objetos vem com esse insight de escrever um pouco mais de código e em troca você tem um código mais manutenível, legível e todas outras coisas que você já deve estar cansado de saber.

Em relação ao nunca usar o else, essa técnica está bem atrelada ao early return e sinceramente não me vem na cabeça um exemplo onde a refatoração demandaria muito mais código.

O meu conselho é usar as regras com parcimônia, se você enxerga que em determinada situação a regra está causando mais problema do que benefício você opta pelo caminho simples.

Bons estudos.