Tudo certo?
Quando eu tentei fazer a função movimentaRaqueteOponente seguindo a aula, deveria ser:
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
PORÉM, isso fazia a raquete oponente trancar na parte superior da tela, acompanhando o movimento da bolinha mas travada. Quando eu mudava o código, deixando assim:
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
a raquete passava a acompanhar a bolinha perfeitamente, entretanto, com esse código, ao tentar inserir a chanceDeErrar:
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function calculaChanceDeErrar(){
if (pontosOponente > meusPontos){
chanceDeErrar += 1
}
else {
chanceDeErrar -= 1
}
}
esse +=1 ou -=1 faz com que a raquete corra pra cima e desapareça.
Meu código inteiro está assim (alguns nomes de variáveis estão diferentes do padrão da aula por gosto, espero que não atrapalhe muito): https://editor.p5js.org/jcqlnkdb/collections/0ywdF9YxG
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5
let yRaquete = 150
let alturaRaquete = 90
let larguraRaquete = 10
//verifica colisao bolinha biblioteca
let colisao = false
//variáveis da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585
let yRaqueteOponente = 150
let velocidadeYRaqueteOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let trilha;
let raquetada;
let ponto;
//chance da raquete oponente errar
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
//trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBordaBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaquete()
//verificaColisaoBolinhaRaquete();
verificaColisaoBolinhaRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
verificaColisaoBolinhaRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
movimentaRaqueteOponente();
mostraPlacar();
marcaPontos();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBordaBolinha(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete)
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 5;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 5;
}
}
//function verificaColisaoBolinhaRaquete(){
//if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
//velocidadeXBolinha *= -1;
//}
//}
function verificaColisaoBolinhaRaqueteBiblioteca(x,y){
colisao = collideRectCircle(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colisao){
velocidadeXBolinha *= -1;
//raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYRaqueteOponente = velocidadeYBolinha;
yRaqueteOponente += velocidadeYRaqueteOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
//function movimentaRaqueteOponente(){
//if (keyIsDown(87)) {
//yRaqueteOponente -= 5;
//}
//if (keyIsDown(83)) {
//yRaqueteOponente += 5;
//}
//}
function mostraPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(20);
fill(color(255, 140, 0));
rect(130, 10, 40, 25, 3);
fill(255);
text(meusPontos, 150, 30);
fill(color(255, 140, 0));
rect(430, 10, 40, 25, 3);
fill(255);
text(pontosOponente, 450, 30);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
//ponto.play()
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
//ponto.play()
}
}
function calculaChanceDeErrar(){
if (pontosOponente > meusPontos){
chanceDeErrar += 1
}
else {
chanceDeErrar -= 1
}
}