Olá, Lucas
Entendo sua preocupação em relação às configurações do projeto e como novos desenvolvedores poderiam saber quais configurações devem ser definidas para que o projeto funcione corretamente. No caso do .NET 5 e Identity, a abordagem utilizada é a criação de secrets.
Os secrets são informações sensíveis, como chaves de API, senhas e outros dados confidenciais, que não devem ser expostos no código-fonte ou em arquivos versionados. No caso do .NET 5, você pode utilizar o comando dotnet user-secrets
para armazenar esses secrets de forma segura.
Durante a aula/exercício, o instrutor mostra como criar e adicionar os secrets ao projeto. Primeiro, é utilizado o comando dotnet user-secrets init
para inicializar o uso de secrets no projeto. Em seguida, o comando dotnet user-secrets set
é utilizado para definir os valores dos secrets.
Por exemplo, para definir o valor do secret "From" do "EmailSettings", o instrutor utiliza o comando dotnet user-secrets set "EmailSettings:From" "sistemadecinemasalura@gmail.com"
. Da mesma forma, são definidos os valores para os secrets "SmtpServer" e "Port".
Esses secrets são armazenados de forma segura no sistema, em arquivos específicos, e não são compartilhados no repositório do projeto. No caso do Windows, por exemplo, eles são armazenados na pasta "AppData > Roaming > Microsoft > UserSecrets".
Dessa forma, quando um novo desenvolvedor baixar o projeto, ele precisará configurar os secrets localmente em sua máquina, seguindo as mesmas etapas que você realizou. Assim, o projeto funcionará corretamente em seu ambiente de desenvolvimento.
É importante ressaltar que os secrets não devem ser compartilhados publicamente ou expostos de forma insegura. Eles são destinados apenas ao ambiente de desenvolvimento e devem ser tratados com cuidado.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, estou à disposição. Bons estudos!
Espero ter ajudado e bons estudos!