Além da redundância de que mudar o Mindset requer o envolvimento de todos, e é um processo complexo e , muito vasto. Já sabemos que depende do objetivo e das metas, mas vou um pouco mais além. Mais dificil ainda, é vc imaginar uma empresa multinacional de caráter 1º mundo, com projetos, uma filosofia organizacional rica em valores, com porpostas de crescimento a todos os departamentos e segmentos envolvidos, com capital de investimento para criação e desenvolvimento com amplo aporte em tecnologia. Seria hipócrita deixar de lado as empresas que são péssimas na condução do trabalho e suas leis. Mas a elas o que resta, são profissionais descrentes em seus valores e produtos tornando-as decrépitas em um mercado ascendente e transformador. Mas onde se encontra a métrica do Mindset?
Esta no conjunto de pessoas, que por todas as dificuldades existentes desde o seu nascimento ate a conquista de sua vaga de emprego não teve nenhum amparo social, familiar ou ate mesmo da escola que o formou ou alfabetizou, para que o individuo possa pensar em oferecer o seu melhor e que cresça juntamente com a empresa. Pelo contrário, em muitas casos em sala de aula, o aluno ouve frequentemente que o capital e as empresas so querem tirar das pessoas e efetivamente escravizar a mente e a liberdade da população - absurdos. Parece exagero, mas infelizmente me refiro a condições muito comuns ao Brasil.
Além de trabalhar com a parte empreendedora, sou professor a 25 anos - desde escolas públicas a particulares de 4 estrelas. O que vi e vejo com frequência, na maioria das vezes são pessoas com pensamentos pífios e pouco afinados com as mudanças mundiais e empresariais, todos os anos passarem por dezenas de alunos e compartilharem coisas que geralmente não auxiliam em nada para uma mudança de Mindset. Sabemos que os problemas sociais são muitos e requerem ações incisivas com precisão, mas em definitivo, quer mudar um MINDSET? Mude nas casas das famílias , nas Faculdades como um todo, nas escolas desde a alfabetização até a formação superior, mude nos ambientes e redes sociais, até porque nunca se denotou uma ausência de valores tão grande quanto nos mecanismos digitais.
O que agrava mais ainda, é que na ausência de agentes de transformação e fiscalização de nós mesmos, como diz o professor Leandro Karnal, "tendemos ainda em tercerizar a nossa ausência para minimizar a nossa culpa e da inabilidade humana". O Dr Daniel Goleman fala muito sobre o MindSet como ação e ferramenta transformadora, mas de nada adianta grandes pensamentos e transformadores, se a nossa estrutura ainda se faz ruída e precária. Estou negando ou negligenciando a ferramenta? NÃO. Em NENHUM momento. Mas para termos eficácia, não adianta apenas mudar o ambiente ou mercado de trabalho, temos de mudar a cultura e por parte a sociedade quese engaja as oportundides de emprego. A tecnologia assim como todas as outras grandes ferramentas são apenas acessórios - Ou de nossa conquista e transformação em pró de todos nós, ou ainda na desgraça da incompetência humana de gerir seus próprios medos, anseios e fracassos, depositando a real ausência de respeito e reconhecimento em si no lixo e nutrindo a real falta de construção de utilidade e existencial. Precisamos MUDAR!!!
Sei que parece exagero, mas o Mindset e todos os outros elementos gerenciadores de inteligência emocional - são os reais porta vozes do nossa esperança futura. Pratiquemos.