Eu sempre tive esta dúvida:
Chamar uma tag de
Eu sempre tive esta dúvida:
Chamar uma tag de
Oi Geraldo, tudo bem?
Seu texto veio cortado pois acho que você estava usando código sem usar a funcionalidade abaixo:
Poderia reescrever usando isso? Assim consigo entender melhor o que estava dizendo. Obrigada :D
Lorena, o que cortou foram os exemplos de tags. O que eu quero saber, para ser mais sucinto, é se usar a tag "main" no lugar da tag "div" por exemplo, é só por questão semântica, já que as duas teriam o mesmo efeito?
Oi Geraldo!
Certo, é pura questão de semântica, para o usuário final isso não faz diferença na visualização do seu site, ele vai funcionar perfeitamente.
Mas por exemplo, a tag main
é onde colocamos o conteúdo principal da página, então você só deve usar uma tagmain
por página. É preciso deixar as coisas bem explicadas e compreensíveis para o computador, fazendo assim você ajuda na hora de ranquear seu site no Google (questôes de SEO) e também facilita para as pessoas que usam leitores de tela.
A div
não significa nada em termos de semântica, e isso dificulta os mecanismos de buscas ou leitores de tela e por isso damos uma class
para ela, ajudando assim na hora de passar as informações para o computador.
A section
é semântica e caracteriza uma seção dentro de um documento e na maioria das vezes têm um título, que pode ser definido com <h1>
<h2>
<h3>
e assim por diante.
Eu deixo aqui dois artigos para você ler se quiser entender mais profundamente sobre um HTML semântico:
Espero ter ajudado e bons estudos!