Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Nomenclatura das tags

Eu sempre tive esta dúvida:

Chamar uma tag de

ou , por exemplo, é apenas questão de semântica? Ou este nome interfere no modo de exibição, por exemplo? Quero dizer, se eu tenho cabeçalho, miolo e rodapé de um site e, ao invés de usar as respectivas tags eu chamar todas de
, meu site irá funcionar perfeitamente! Então, a nomenclatura dessas tegas é apenas semântica?
3 respostas

Oi Geraldo, tudo bem?

Seu texto veio cortado pois acho que você estava usando código sem usar a funcionalidade abaixo:

print funcionalidade block de código

Poderia reescrever usando isso? Assim consigo entender melhor o que estava dizendo. Obrigada :D

Lorena, o que cortou foram os exemplos de tags. O que eu quero saber, para ser mais sucinto, é se usar a tag "main" no lugar da tag "div" por exemplo, é só por questão semântica, já que as duas teriam o mesmo efeito?

solução!

Oi Geraldo!

Certo, é pura questão de semântica, para o usuário final isso não faz diferença na visualização do seu site, ele vai funcionar perfeitamente.

Mas por exemplo, a tag main é onde colocamos o conteúdo principal da página, então você só deve usar uma tagmain por página. É preciso deixar as coisas bem explicadas e compreensíveis para o computador, fazendo assim você ajuda na hora de ranquear seu site no Google (questôes de SEO) e também facilita para as pessoas que usam leitores de tela.

A div não significa nada em termos de semântica, e isso dificulta os mecanismos de buscas ou leitores de tela e por isso damos uma class para ela, ajudando assim na hora de passar as informações para o computador.

A section é semântica e caracteriza uma seção dentro de um documento e na maioria das vezes têm um título, que pode ser definido com <h1> <h2> <h3> e assim por diante.

Eu deixo aqui dois artigos para você ler se quiser entender mais profundamente sobre um HTML semântico:

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software