Eu sempre tive esta dúvida:
Chamar uma tag de
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu sempre tive esta dúvida:
Chamar uma tag de
Oi Geraldo, tudo bem?
Seu texto veio cortado pois acho que você estava usando código sem usar a funcionalidade abaixo:
Poderia reescrever usando isso? Assim consigo entender melhor o que estava dizendo. Obrigada :D
Lorena, o que cortou foram os exemplos de tags. O que eu quero saber, para ser mais sucinto, é se usar a tag "main" no lugar da tag "div" por exemplo, é só por questão semântica, já que as duas teriam o mesmo efeito?
Oi Geraldo!
Certo, é pura questão de semântica, para o usuário final isso não faz diferença na visualização do seu site, ele vai funcionar perfeitamente.
Mas por exemplo, a tag main é onde colocamos o conteúdo principal da página, então você só deve usar uma tagmain por página. É preciso deixar as coisas bem explicadas e compreensíveis para o computador, fazendo assim você ajuda na hora de ranquear seu site no Google (questôes de SEO) e também facilita para as pessoas que usam leitores de tela.
A div não significa nada em termos de semântica, e isso dificulta os mecanismos de buscas ou leitores de tela e por isso damos uma class para ela, ajudando assim na hora de passar as informações para o computador.
A section é semântica e caracteriza uma seção dentro de um documento e na maioria das vezes têm um título, que pode ser definido com <h1> <h2> <h3> e assim por diante.
Eu deixo aqui dois artigos para você ler se quiser entender mais profundamente sobre um HTML semântico:
Espero ter ajudado e bons estudos!