2
respostas

Node + Express + Vue

Boa tarde

Estou pesquisando uma estrutura de aplicão para meu projeto.

Eu venho do PHP, e gosto da estrutura do Laravel, estou aconstumado, mas quero migrar para Node e estou com dificuldades.

Com o node só vejo na internet sobre API, API, API, API, API, API e as vezes para variar também aparece sobre API.

Como faço para criar uma aplicação integrada MVC com Node e Vue??? Isso existe? É loucura?

Quero criar uma apliocação com as rotas protegidas sem usuario e senha, ou seja, somente a propria aplicação pode acessar as rotas mesmo sendo publicas, no laravel isso é possível nas rotas "web". Gostaria de fazer algo semenhante. Mas quando pesquiso na internet encontro API, API, API, API, API e API.

A comunidade Node é muito diferente da PHP, essa está sendo a maior dificuldade. Prova disso é com relação a frameworks, não tem material, essa critica também vai aqui para a Alura, está parada!!! Cade materiais sobre Adonis??? Vue3???

Quanto a Alura me sinto meio estranho, sinto que contratei uma empresa por um ano e não vejo coisas novas. Vue 3 já tem quanto tempo? Adonis tem quianto tempo? Estou achando estranho trabalhar com Node e a comunidade.

Podem me ajudar com a questão como criar uma aplicação Node, Express e Vue sem API, uma aplicação fechada?

Desculpe o desabafo nesse pedido de ajuda, talvez não devesse fazer criticas aqui. O mundo está estranho, só aceitam elogios e bajulações, não tem espaço para criticas!

Vlw

2 respostas

Olá, Marcelo! Tudo bem?

Vue é muito flexível, e por isso pode ser usado apenas como uma biblioteca. Então você pode sim usar Node com Vue, mas realmente é uma prática menos popular no momento, o que eu percebo é que antigamente essa prática comum com JavaScript está voltando "ao contrário".

Frameworks como o Next.js, e provedores de nuvem como AWS, Cloudfare e Vercel estão incentivando o uso de aplicações que contenham tanto frontend quanto backend, mas ao invés de um backend que contenha uma aplicação front-end, o frontend que possui uma API que roda on-demand e carrega com SSR. Acho que por isso pesquisar pelo que você procura seja tão difícil, os termos são os mesmos, mas na prática é diferente.

De toda forma, encontrei os seguintes conteúdos que podem te ajudar:

Quanto ao Vue3, temos um curso - Vue3: Começando com o framework - lançado recentemente que introduz o básico de Vue com Vue3, TypeScript e Bulma. E acredito que novos conteúdos devem sair futuramente. Infelizmente não temos curso de Adonis até onde eu sei.

Quanto às críticas, são muito bem-vindas, as tecnologias baseadas em JavaScript (tanto frontend quanto backend) estão crescendo e se multiplicando, e por isso algumas vezes algumas passam batidas para gente, como aluno você tem todo direito de fazer esse apelo (inclusive, você pode solicitar cursos por esse formulário também se quiser).

Já sobre as críticas relacionadas às stacks baseadas em JS, concordo e entendo, é uma adaptação mesmo. Diferente de tecnologias mais estabelecidas, as baseadas em JavaScript acabam seguindo o que "está em alta", vinha sendo API e frontend, e agora imagino que esse cenário de API dentro do frontend (BFF) fique cada vez mais popular.

Enfim, espero que isso ajude!

Leonardo, boa tarde

Espetacular sua resposta, foi muito bom ler seu comentário.

Eu percebo que não temos uma direção, nem mesmo aproximada. Cada conteudo que vemos na internet nos leva a uma confusão com Javascript. Cada um fala uma coisa como se fizessem isso para ganhar dinheiro. São 475 tecnologias diferentes e parece que o sujeito acorda pela manha e pensa "Vou procurar alguma coisa estranha para tentar ser diferente e arrastar alguns comigo" Assustador.

Para um estudante que quer entrar no mercado de trabalho ok, ele estuda o basico, entra numa empresa e lá dentro ele segue o que no time (Muito qualificado) propoe. Mas no meu caso um profissional que vem de fora da área de tecnologia que quer empreender lançando sua própria aplicação sozinho do absoluto zero É UMA CONFUSÃO.

Eu entendi como devo fazer minha aplicação com Node, Vue e Express. Vai sair de forma que funcione, vai estar perfeito, não, mas o objetivo é a APLICAÇÃO não a tecnologia. Se eu der atenção eu fico como o Urso do Pica-pau. Um diz "PHP, outro LARAVEL, outro NODE, outro NODE + Express, outro ADONIS, outro REACT, outro VUE, outro REST, outro GRAPHQL, outro PHYTON, não não GO LANG, ETC. Que loucura!!! Não são profissionais tentando ajudar e agregar valor para as pessoas e também pra si, São pessoas que promovem a confusão para arrastar meia duzia e capitalizar encima disso.

Vou verificar seus links e agradeço muito.

Na verdade minha aplicação pode ter uma API node + Express e Frontend separado mas somente MEU FRONTEND pode acessar essa API, vou tentar implementar com token, sei lá não sei, ainda estou na fase de interface com Vue e está indo bem, quando for entrar no backend será um desafio, mas vamos em frente.

Vlw