Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

no GRID CSS, eu sempre preciso usar o "grid-template-areas" no grid container?

no GRID CSS, no grid container, eu sempre preciso usar a propriedade "grid-template-areas", ou existem outras maneiras de usar o CSS GRID sem precisar especificar o "grid-template-areas" no grid container?

Fiquei na duvida por que eu vi que no curso "Curso CSS construindo layouts com Grid" aqui da Alura, essa propriedade "grid-template-areas" foi usada algumas vezes, e ai, em cada item filho do grid container se usava a propriedade "grid-area", passando valores como "header", "aside" para cada item. Mais fiquei com essa duvida:

Essa é a unica forma de criar um grid-container? eu preciso sempre usar a propriedade "grid-template-areas" ? ou eu posso criar um grid-container sem precisar especificar o "grid-template-areas" ? Em outras palavras, é possivel usar o CSS GRID LAYOUT de outra forma?

2 respostas
solução!

Olá William!

Não, não é necessário sempre utilizar a propriedade grid-template-areas no CSS Grid. Existem várias outras formas de definir a estrutura de um grid sem recorrer a essa propriedade específica.

A propriedade grid-template-areas é muito útil para visualizar a estrutura do layout de forma mais clara e direta, pois você define áreas nomeadas no seu grid container e depois associa essas áreas aos seus elementos filhos. No entanto, essa é apenas uma das opções disponíveis.

Outra maneira comum de usar o CSS Grid é através das propriedades grid-template-columns e grid-template-rows, onde você pode definir o tamanho das colunas e das linhas diretamente.

Pra melhor compreensão recomendo a leitura do seguinte artigo:

Espero ter ajudado e Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado Victor

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software