Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

No geral a culpa é de nós mesmos?

Oi,

Nas situações apontadas, entendi que nós mesmo devemos melhorar. Mas e quando é que estamos certo e o outro está errado? Temos que cuidar para nem sempre ser o "bom samaritano" onde somos explorados e feitos de "bobo".

5 respostas
solução!

Oi Sandra,

Sim, o "bom samaritano" tme um limite, acredito que seja importante a gente gerar um certo afastamento para observar a situação e verficar o que nos compete e o que é do outro.

Perceba que é importante gerar um equilíbrio nisso para não assumirmos responsabildiades que não são nossas, mas também cuidar com o excesso de tercerização de culpa.

Faz sentido? =)

Oi Priscila,

Na aplicação da IE o que percebo é que geralmente a culpa é nossa. A terceirização nunca acontece, dá a entender que sempre nós precisamos melhorar, mas até que ponto isso é factivel? os outros não precisam também? como transpor essa barrei e ficar com o pensamento de "fiz tudo o que podia", por que parece que sempre temos que fazer mais e mais.

Olha a situação com certo distanciamento é importante, e sempre gera insights valiosos - até para termos certeza se estamos mesmo certos em determinada situação, ou apenas sendo resistentes,

Cada questão sempre tem dois lados. Geralmente culpar alguém é mais fácil. Na verdade sempre se espera mais resultados.

É um exercício de autorresponsabilidade. Ok, o outro errou, mas o que eu posso fazer para minimizar o atrito? Como aquilo me atingiu? Como eu fiquei? Como devo reagir? Isso não é assumir culpa, é gerenciar a si mesmo. Afinal, antes de preocupar em não ferir o outro, o intuito é manter a própria saúde mental.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software