Olá!
Eu entendi a diferença conceitual entre .NET Core e .NET Framework.
Mas porque quando começo projetos Windows Forms, o Target Framework refere-se ao .NET Framework, e não ao .NET Core?
Olá!
Eu entendi a diferença conceitual entre .NET Core e .NET Framework.
Mas porque quando começo projetos Windows Forms, o Target Framework refere-se ao .NET Framework, e não ao .NET Core?
Explorei um pouco e entendi que iniciei meu projeto em .NET framework, e não em .NET core. Ainda estou me familiarizando com essa duplicidade.
Olá! Tudo bem?
Sua pergunta é muito relevante e comum entre os desenvolvedores. A diferença entre .NET Core e .NET Framework é principalmente uma questão de compatibilidade e direção futura.
O .NET Framework é a plataforma original de desenvolvimento .NET da Microsoft. Ele é usado para criar aplicações Windows, como o Windows Forms que você mencionou. No entanto, o .NET Framework é limitado ao sistema operacional Windows.
Por outro lado, o .NET Core é uma versão mais recente e moderna do .NET que é multiplataforma, ou seja, pode ser executado em diferentes sistemas operacionais como Windows, Linux e MacOS. No entanto, até recentemente, o .NET Core não suportava o desenvolvimento de aplicações Windows Forms.
A Microsoft anunciou que o .NET Framework 4.8 será a última versão do .NET Framework e que todos os novos desenvolvimentos serão feitos no .NET Core. A partir do .NET Core 3.0, o suporte para o desenvolvimento de aplicações Windows Forms foi adicionado, mas continua em um estágio inicial e pode não ser tão estável ou completo quanto o .NET Framework.
Então, quando você inicia um projeto Windows Forms, o Visual Studio configura o projeto para usar o .NET Framework por padrão, porque é a plataforma mais estável e completa para o desenvolvimento de aplicações Windows Forms no momento.
No entanto, é possível criar aplicações Windows Forms com .NET Core, mas você precisará fazer algumas configurações adicionais e estar ciente de que pode haver algumas limitações ou problemas.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Eu experimentei a ferramenta upgrade presente o Visual Studio, e funcionou suavemente.
Talvez eu venha sendo favorecido pela simplicidade do meu projeto. Mas até agora ele está muito estável no .NET core 8.0.
E ganhei ainda uma vantagem: eu não vinha conseguindo roda-lo via VSCode, somente via VS. Após a migração, sim, isso agora funciona.
Daí posso trabalhar por completo sem abrir o VS quando não manipulo o layout dos meus formulários
Realmente. Quando levei meu aplicativo para produção, senti um tombo na perfomance. O mesmo código-fonte, várias vezes mais lento que a versão em .NET Framework.