//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let colidiu = false;
//sons do jogo
let raquetada
let ponto
let trilha
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw(){
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda()
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
//movimentaRaqueteOponente();
verificaColisasoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente );
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function verificaColisasoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function colisaoRaqueteOponente(){
colidiu =
collideRectCircle(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluiPlacar(){
textAlign(CENTER)
textSize(20)
fill(color(178,34,34));
rect(150, 10, 40, 20)
fill(255)
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color (178,34,34))
rect(450, 10, 40, 20)
fill(255)
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto (){
if (xBolinha + raio/2 > 592)
{
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha - raio/2 < 8)
{
pontosDoOponente += 1;
ponto.play()
}
}