Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Nem tudo é o que parece!

Na aula 09 aprendemos um pouco sobre algumas técnicas para deixar a nossa página mais acessível e tenho duas dúvidas a respeito. Na aula, usamos a técnica do image-replacement para esconder o texto dos links de redes sociais com o text-indent.

Segundo o Google, "Ocultar texto ou links em seu conteúdo para manipular as classificações de pesquisa do Google pode ser visto como enganoso, sendo uma violação das diretrizes para webmasters do Google" e ainda "...Como usar CSS para posicionar texto fora da tela". Enfim, eu posso ou não usar essa técnica?

A minha outra dúvida é em relação ao Font Awesome Icons, que atualmente é muito usado. No HTML , utilizamos a tag <i> e a class=" fa" para inserir o ícone através de CDN. Aparentemente você precisa usar o atributo aria-hidden="true" para deixá-lo acessível. Eles até tem uma documentação para acessibilidade. Nesse caso, eu posso usar Font Awesome Icons que não vou ter problemas com acessibilidade? *Inclusive, acredito que é a melhor prática nesse caso específico.

2 respostas
solução!

Oi André, o primeiro ponto é sobre uma péssima técnica (a qual não lembro o nome agora) onde, textualmente, há conteúdo indexado que fala sobre um determinado assunto pesquisado pelo usuário, mas na página não há nada relacionado ao assunto sendo mostrada ao usuário. Esta técnica estava ligada a conseguir acesso ao seu site com conteúdo enganoso, trapaceando o engine de busca para oferecer seu site nos resultados por um conteúdo que ele não apresenta no site. Então você pode usar image replacement sim, mas sem exagero.

Acessibilidade é mais ligado a marcação do que estilização em si. Certo que estilo tem seu peso, mas no final, marcação é o que mais impacta. Existe uma iniciativa de acessibilidade que documenta diversas técnicas e boas práticas de acessibilidade, onde você pode aprender mais sobre esse tópico: https://www.w3.org/WAI/intro/aria

Ok, vou dar uma olhada no site e obrigado pela dica e pela reposta. Até mais!