4
respostas

Não vi nenhum objetivo prático no config.php

Acredito que exista sim um sentido real, apenas achei que ficou muito vaga a explicação e a usabilidade do recurso.... a principio apenas me pareceu mais trabalhoso e sem propósito prático.

4 respostas

Oi Armando, tudo bom?

A ideia é criar um arquivo só para guardar informações de configuração globais. Isso ajuda bastante na manutenção a longo prazo, pois se a senha do seu banco mudar, por exemplo, você mexe em um lugar só (o arquivo config).

Abraço!

oi André, tudo bom, eu entendi que a ideia é essa, porém o exemplo (do curso) não dá um exemplo disso, visto que não muda em nada o fato de ter passado essas informações para o config.php e as ter deixado no arquivo de conexão, já que dentro do projeto apresentado, caso fosse necessário alterar algum dado da conexão basta ir na conexão e alterar, ela já está em um arquivo bastando apenas altera-lo (o arquivo já é único, não repete código em nenhum outro lugar), portanto seu argumento também não faz sentido dentro desse contesto, não fica claro pois na prática (dentro do contexto do curso em questão), apenas aumenta a quantidade de códigos.... por isso eu continuo insistindo que os cursos tenham exemplos mais reais, para o conceito não ficar no imaginário.

"Oi Armando, tudo bom?

A ideia é criar um arquivo só para guardar informações de configuração globais. Isso ajuda bastante na manutenção a longo prazo, pois se a senha do seu banco mudar, por exemplo, você mexe em um lugar só (o arquivo config).

Abraço!"

no caso do exemplo, já existe um arquivo "classe" só para conexão, que é o Conexao.php e ao criar o config.php, apenas passamos ter mais um arquivo ao qual deslocamos as configurações do BD para lá, só deixamos de precisar alterar no Conexao.php para alterar no config.php então é por isso eu digo que quando voce diz: "Isso ajuda bastante na manutenção a longo prazo, pois se a senha do seu banco mudar, por exemplo, você mexe em um lugar só (o arquivo config)." não faz muito sentido ainda, pq antes eu também teria que alterar apenas um arquivo, o Conexao.php, entendeu??

Entendo seu ponto de vista. Nesse contexto talvez um arquivo a mais não faça muito impacto na manutenção do código mesmo.

Mas, é comum entre os frameworks mvc em php (como laravel, symfony, cake, zend, etc) um arquivo de configuração que guarda constantes globais entre outras informações gerais. Não posso garantir a intenção do instrutor ao realizar essa refatoração no projeto do curso mas garanto que é uma pratica bem comum na comunidade.

Da mesma forma que podemos criar uma fabrica de conexões (algo como o conexao.php) em um projeto real também. Acredito que a ideia era trazer o contexto geral da aplicação para um padrão mais abrangente com os frameworks do mercado. Já que o curso de PDO não tem como pre-requisito framework algum, apresentar padrões entre todos eles é interessante pois quando você se deparar com esse tipo de abordagem não será pego de surpresa.

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software