//Variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro / 2;
// Velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("_trilha-1.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.play();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda()
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
VerificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
VerificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio< 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect (x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){ colidiu = collideRectCircle(xRaquete,yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura,xBolinha,yBolinha, raio);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function VerificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu =
collideRectCircle(x ,y,raqueteComprimento, raqueteAltura,xBolinha,yBolinha, raio);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar(){
stroke(255)
textAlign(CENTER);
textSize (16);
fill(color(255,140, 0));
rect (150,10,40,20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,140, 0));
rect (450,10,40,20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 593){
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 10 ){
pontosOponente += 1;
}
}