Estou me sentindo burro escutando essa aula!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou me sentindo burro escutando essa aula!
Oi, Juliano
Regex, ou expressões regulares, é uma sequência de caracteres que define um padrão de busca em texto. É uma ferramenta poderosa para realizar tarefas de manipulação e validação de strings. No PHP, a função preg_match() é comumente usada para trabalhar com expressões regulares.
Aqui estão alguns conceitos importantes relacionados a expressões regulares em PHP:
Padrões de busca: Os padrões de busca são definidos usando uma combinação de caracteres literais e metacaracteres que possuem significados especiais. Por exemplo, o metacaractere "." corresponde a qualquer caractere, o metacaractere "^" representa o início de uma linha e o metacaractere "$" representa o final de uma linha.
Modificadores: Os modificadores são usados após a expressão regular para modificar seu comportamento. Por exemplo, o modificador "i" torna a expressão regular case-insensitive, o modificador "g" faz correspondência globalmente em toda a string, e o modificador "m" faz com que "^" e "$" correspondam ao início e ao final de cada linha, respectivamente.
Funções de Regex no PHP: A função preg_match() é amplamente usada para verificar se uma string corresponde a um padrão específico. Ela retorna 1 se houver correspondência e 0 caso contrário. Outras funções úteis incluem preg_match_all() para encontrar todas as correspondências, preg_replace() para substituir correspondências e preg_split() para dividir uma string com base em um padrão.
Aqui estão alguns exemplos de uso de expressões regulares em PHP:
Exemplo 1: Verificar se uma string contém apenas dígitos:
$string = "12345";
if (preg_match("/^\d+$/", $string)) {
echo "A string contém apenas dígitos.";
} else {
echo "A string não contém apenas dígitos.";
}
Exemplo 2: Substituir todas as ocorrências de um padrão na string:
$string = "Olá, mundo!";
$novaString = preg_replace("/mundo/", "amigo", $string);
echo $novaString; // Saída: "Olá, amigo!"
Exemplo 3: Encontrar todas as correspondências de um padrão na string:
$string = "Hello, 12345 and 67890!";
if (preg_match_all("/\d+/", $string, $matches)) {
echo "Correspondências encontradas: ";
print_r($matches[0]);
} else {
echo "Nenhuma correspondência encontrada.";
}
Esses são apenas alguns exemplos básicos de como usar expressões regulares em PHP. As expressões regulares são extremamente flexíveis e poderosas, permitindo a realização de tarefas complexas de manipulação e validação de strings.