3
respostas

Não estou conseguindo configurar o banco de dados

Estou com dificuldades em configurar o banco de dados. Após executar o comando "dotnet ef database update", recebo o erro que pode ser visto na segunda imagem abaixo.

Acredito que os pacotes estão configurados corretamente, como pode ser visto na primeira imagem. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá, Ronniery! Tudo bem?

No entanto, vou tentar te ajudar com algumas dicas gerais que podem resolver o problema.

Primeiro, verifique se você tem todos os pacotes necessários instalados no seu projeto. Conforme mencionado na aula, esses pacotes incluem: “Entity.Framework.Core”, “Entity.Framework.Core.Design”, “Entity.Framework.Core.Proxies”, “Entity.Framework.Core.Relational”, “Entity.Framework.Core.Tools”, o próprio “Microsoft.NETCore.App” e o “Pomelo.Entity.Framework.Core.MySql”.

Além disso, certifique-se de que a referência ao projeto de domínio foi adicionada corretamente no seu projeto de infraestrutura de dados. Para fazer isso, você pode clicar com o botão direito em “Projetos” e selecionar “Adicionar Referência de Projeto”. Na lista de projetos da solução que aparece, você deve marcar o projeto domínio.

Outro ponto importante é verificar se o banco de dados foi criado corretamente. No MySQL Workbench, você deve criar o schema “bytebankbd”. Além disso, dentro da pasta do projeto, na pasta “Migrations”, existe um arquivo “sql.SQL”. Este é o código SQL que você deve executar no banco para criar as tabelas e as integrações.

Por fim, verifique se você está executando o comando "dotnet ef database update" no diretório correto. No console do gerenciador de pacotes, você deve selecionar o pacote projeto padrão, escolhendo o “Alura.ByteBank.Dados”. Para confirmar que você está no diretório correto, você pode executar o comando ls.

Espero que essas dicas possam te ajudar a resolver o problema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi Matheus Estou bem, e você?

Obrigado pela resposta. Infelizmente ainda não consegui configurar. Já havia tentado esse passo a passo e não obtive sucesso. O que percebo de diferente entre meu projeto e o do professor André, é que não há uma pasta 'Config' no meu diretório 'Dados', como pode ser visto na imagem abaixo. Não sei dizer se no projeto do professor a pasta 'Config' encontra-se marcada com 'x', pois ele não expandiu essa pasta no vídeo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade(Não sei se é relevante mas há um 'cadeado' no 'Microsoft.NETCore.App (2.2.0)', o que não ocorre no projeto do professor.)

O banco de dados foi criado utilizando o código contido na solução. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Respondendo a minha própria publicação, o problema consistia na versão dos pacotes das dependências.

O 'dotnet' precisou ser instalado, por meio de linha de comando com os seguintes comandos: Install-Package EntityFramework dotnet tool install --global dotnet-ef

No projeto 'Dados', os pacotes foram atualizados para a versão mais recente, no caso versão 7.0, como pode ser visualizado na figura abaixo: (caso não seja possível realizar a atualização, remova o pacote e depois instale, agora com a versão correta (botão direito no pacote/remover))

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A versão .NET de todos os projetos também teve que ser alterada da versão 5 para a versão 6 (botão direito no nome do projeto/propriedades), como pode ser visto na figura abaixo. Isso teve que ser feito pois as dependências não eram compatíveis com a versão 5. OBS.: ao instalar um nova dependência, veja se a mesma é compatível com a versão .NET que esta utilizando. Isso pode ser visto na imagem final deste post.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

imagem da OBS.: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software