Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não entendi NADA de como se faz uma matriz de necessidade. NADA mesmo.

Sei que o prof sabe bastante. Não sei se é minha ignorância imensa, mas já vi o vídeo algumas vezes, li a explicação e ainda não faço a mínima ideia do que significa o que ele diz. Para mim, o curso parece EXTREMAMENTE atropelado, parece que tá falando para pessoas que já sabem ou já trabalham com isso. Como eu faço uma matriz? cadê a explicação passo a passo, pormenorizada? Alguém me explica o que é uma matriz, como eu faço uma, o que é um índice e uma dimensão.

2 respostas
solução!

Oi Kevin!

Sinto muito que se sinta dessa forma =/

Acho que a ideia desse curso é ser algo mais conceitual mesmo. A parte mais prática de modelagem vem nos cursos a seguir. Mas realmente, fica difícil de acompanhar se esses conceitos não ficaram claros pra você. Vou passar esse feedback, e vou tentar te explicar esses conceitos:

Em BI, analisamos informações sobre nosso negócio. Mas antes precisamos sentar e entender o que queremos analisar. Para isso, precisamos entender os seguintes conceitos

Indicador: em outras áreas também as chamamos de métricas. Métricas ou indicadores são informações sobre nosso negócio que podem ser mensuradas quntitativamente. Ou seja, podemos contar, somar, fazer uma média, e outras operações matemáticas. Como receita, lucro, número de clientes, número de cadastrados, número de transações, número de produtos...

EX:

Receita: R$34.000,00 Número de Clientes: 223 Número de Cadastros: 100

Dimensões: São maneiras de agrupar esses indicadores. Por exemplo, como visto acima, sei o número de clientes que eu tenho, mas posso agrupa-los de vários jeitos como por idade, região, tipo de assinatura, etc. Costumam ser caracteristicas que atrelamos a esses indicadores, ou seja são dados qualitativos em relação a um indicador. As dimensões serão representadas por textos, ou números que não podem ser somados, contados, divididos, etc.

EX: Marca --> Marca 1, Marca 2, Marca3

Produto --> Laranja, Goiaba, Limão, Soda, Guaraná

Código do Cliente --> 1123, 1124, 1125*

*Se quisermos listar esses indicadores, eles precisaram ser agregados por uma coluna que os identifique unicamente. Essa coluna pode indicar um número ou um nome, e ela também funciona como dimensão por que ele esta atribuindo uma característica única a esse indicador. Mesmo que se trate de um número, não faz sentido fazer operações matematicas com ele, concorda?

Quando estamos numa fase de planejamento de uma área de BI, precisamos definir o que queremos medir (indicadores) e como queremos medir (dimensões). Mas tem outra coisa que também precisamos levar em consideração:

Todas as dimesões funcionam para todos os indicadores?

Não!

Se tenho uma dimensão de marca por exemplo. Faz sentido eu olhar meus produtos por marca correto? Agora, faria sentido olhar meus clientes por marca? Não, uma vez que um cliente não tem um marca. Não posso dizer que um cliente é da Empresa x, mas posso dizer isso de um refrigerante. Da mesma maneira, não vou atribuir um genero a um produto.

Pensando nisso, percebemos que os dados possuem relações, nem toda dimensão pode ser agregado a toda métrica! Nem todos os dados conversam.

Quando estamos numa empresa, e queremos palanejar como uma área vai ser analisada, precisamos mapear isso!

Anotar todas as nossas métricas, todas as nossas dimensões, e dizer o que se relaciona com o que! Para que , depois, quando formos fazer algo pratico como criar tabelas, a gente consiga fazer de um jeito em que dados que não se conversem não estejam relacionados, ou seja, para que uma coluna de marca, por exemplo, não apareça junto com um coluna de número de clientes!

Para fazer esse mapeamento fazemos a tal da matriz dimensão indicador. Ela nada mais é do que uma lista do que queremos medir (indicadores), de como medimos (dimensões), e o que pode se relacionar com o que (representado através do x).

Listamos então na horizontal todas as nossas dimensões, e na vertical todas as nossas marcas. Fazemos um x nos encontros que fazem sentido, ou seja, marcamos quais indicadores podem ser agregados com quais dimensões.

Exemplo:

                                Idade         Genero         Marca         Mes
Receita                        x                x                x            x
Número de Clientes            x                x
Número de Produtos                                            x

Posso ver quanta receita foi gerada por pessoas de tal idade, ou tal genero, ou pela venda de produtos de tal marca, ou em tal mes.

Posso ver quantos clientes eu tenho que tenham um idade x, ou genero y, mas não posso contar quantos clientes tem uma marca específica, ou mês.

Posso ver quantos produtos tenho de uma marca específica, mas não tenho idades, genero ou mês para produtos.

E por que o professor colocou clientes como uma dimensão?

Com a prática no mercado, acabamos por agrupar as dimensões em categorias!! Ou o que chamamos de escopo.

Mes, Ano --> Tempo

Marca -->Produto

Idade, Genero --> Cliente

Agruparei todas as dimensões que atribuem carcteristicas aos meus clientes chamarei do Grupo de Dimensões Cliente

Agruparei todas as dimensões que dizem respeito a produto e chamarei de dimensões de Produto.

Agruparei todas a dimensões que dizem respeito a tempo e chamarei de Grupo de Dimensões de Tempo.

Fazemos isso por que nosso intuito sera de transformar esses conceitos em tabelas.

Está fazendo sentido?

Que aula! Muitíssimo obrigado, Marina!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software