1
resposta

Não entendi de onde o comando consultaCEPConvertida.erro saiu

Durante o quinto video do quarto capitulo do curso "JavaScript: consumindo e tratando dados de uma API", a instrutora está ensinando a como usar uma função assincrona para fazer fazer um fetch, ela usou um try catch para fazer o tratamento de erros, porém dentro do try (antes do catch) ela usou o comando if(consultaCEPConvertida.erro) e eu não entendi de onde saiu esse comando, me parece similar ao comando "e" que é usado para pegar detalhes de um evento dentro de um EventListiner, porém quando tento dar um console.log(consultaCEPConvertida.erro) o navegador só retorna undefined. Alguém saberia me explicar de onde veio esse comando .erro? Tem alguma propriedade do JSON que pode ser acessada dessa forma?

1 resposta

Olá Ighor, tudo bem?

Pelo que entendi, você está com dúvidas sobre o comando "consultaCEPConvertida.erro" que foi utilizado no vídeo do curso "JavaScript: consumindo e tratando dados de uma API". Esse comando é utilizado para verificar se houve algum erro na requisição feita com o fetch.

Quando uma requisição é feita com o fetch, ela pode retornar um objeto Response, que contém informações sobre a resposta da requisição. No caso do código apresentado no vídeo, a parte que trata o erro é chamada caso a resposta da requisição não seja bem-sucedida.

O "consultaCEPConvertida" que contém uma propriedade "erro", que é definida como "true". Essa propriedade é utilizada no comando "if(consultaCEPConvertida.erro)" para verificar se houve algum erro na requisição. Esse ".erro" é uma propriedade do ViaCep, ele retorna "true" se deu tudo certo ou "false" se não conseguir fazer a requisição.

Olhe sempre as variaveis:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só perguntar.

Bons estudos!