Olá, Gabriel! Espero que esteja tudo bem com você.
Na função movimentaRaqueteOponente()
, a linha de código velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
é responsável por calcular a velocidade da raquete do oponente.
Vamos analisar cada parte dessa expressão:
yBolinha
representa a posição vertical da bolinha no jogo.yRaqueteOponente
representa a posição vertical da raquete do oponente.raqueteComprimento
é o comprimento da raquete do oponente.
Ao subtrair yRaqueteOponente
de yBolinha
, estamos calculando a distância entre a bolinha e a raquete do oponente. Essa diferença será utilizada para definir a velocidade da raquete.
Agora, vamos entender o motivo de subtrair raqueteComprimento / 2
e 30
:
raqueteComprimento / 2
é subtraído para ajustar a posição do cálculo em relação ao centro da raquete. Isso é necessário porque o cálculo é feito a partir da extremidade superior da raquete, e não do centro.30
é subtraído para adicionar uma margem de segurança. Essa margem permite que a raquete do oponente se mova um pouco além da posição exata da bolinha, evitando que a raquete fique "colada" à bolinha e torne o jogo mais desafiador.
Esses valores foram escolhidos com base no contexto do jogo e podem variar dependendo das configurações e das preferências do desenvolvedor.
Espero ter ajudado. Fico à disposição!
Bons estudos!
Caso este post tenha lhe
ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!