Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Não entendi!!!

Ele sabe que todo elemento de entrada, isto é, que recebe entrada do usuário possui a propriedade value enquanto elementos que exibem informações apenas possuem a propriedade textContent como é o caso da nossa tag span. OIII? COMO ASSIM? poderiam explicar melhor? Não estou conseguindo assimilar esse exercício com oque aprendi até agóra...

me expliquem melhor isso pelo amor de Deus!!!!!!!

function botaoHandler() {

copia.textContent = inputFrase.value;
        inputFrase.value = '';
    }
5 respostas

Oi Lurian, tudo bem?

Vamos lá,

A propriedade textContent aponta para o conteúdo que está entre tags HTML que exibem informações, como por exemplo as tags h1, p e li.

<h1>Título exemplo<h1>

Título exemplo

<p>Paragrafo exemplo<p>

Paragrafo exemplo

<li>Item de uma lista exemplo<li>

• Item de uma lista exemplo

Para identificar as tags de informações, observe que o conteúdo à ser exibido está entre as tag de abertura e as tags de fechamento.

Já a propriedade value aponta para o conteúdo/valor que fica armazenado no atribulo de uma tag HTML, esse atributo é definido dentro da tag de abertura do elemento com o mesmo nome value, como por exemplo nas tags progress e na tag input de diferentes tipos.

<progress value="50" max="100"></progress>

<input type="text" value="valor padrão">

<input type="password" value="valor padrão">

O HTML que está sendo manipulado aqui é o seguinte:

<input class="frase"><button class="botao">Copiar</button><span class="copia"></span>

Neste caso, a propriedade value aponta para o conteúdo salvo no atributo value do seguinte código.

<input class="frase" value="TEXTO À SER COPIADO">

Enquanto, a propriedade textContent aponta para o conteúdo salvo entre as tags de abertura e fechamendo span

<span class="copia">TEXTO SERÁ COPIADO AQUI</span>

Olá Lurian tudo bem?

Vou comentar linha a linha.

<input class="frase"> <!-- esse é um input cuja classe se chama frase, é aí onde o usuário vai digitar a frase-->
<button class="botao">Copiar</button> <!-- esse é um botão cuja classe se chama botao , é nele que o usuário vai clicar em copiar -->
<span class="copia"></span> <!-- esse é um span (elemento sem valor semantico) cuja classe se chama copia, é aqui onde vai parar a frase copiada -->
<script> <!-- aqui temos o início da tag script onde vai o Javascript -->
    var inputFrase = document.querySelector('.frase'); //define a variável inputFrase para o input frase
    var botao = document.querySelector('.botao'); //define a variável botao para o botão
    var copia = document.querySelector('.copia'); //define a variável copia para o span da classe copia

function botaoHandler() { // função do clique do botão que copia do input para o span copia

copia.textContent = inputFrase.value; //na pratica se não me falha a memória só input tem value o resto é textContent ou innerText. textContent pega todo texto visível e invisível, o innerText pega só o que é visível excluindo scripts, styles e elementos com estilo display:none . então aqui o código define que conteúdo de texto do span é igual o valor do input (ou seja o texto dentro)
        inputFrase.value = ''; //limpa o input
    }

botao.addEventListener('click', botaoHandler); // faz com que ao clicar no botão execute a função botaoHandler
 </script>

Espero ter ajudado!!!

solução!

André Victor, me ajudou BASTANTE da forma como explicou!!! Mas ainda me restou essa dúvida, estou fazendo confusão nessa parte:

<input class="frase"><button class="botao">Copiar</button><span class="copia"></span>
<script>
    var inputFrase = document.querySelector('.frase');
    var botao = document.querySelector('.botao');
    var copia = document.querySelector('.copia');

function botaoHandler() {
        copia.textContent = inputFrase.value;  // então, essa parte quer dizer que: vai pegar o textContent (que é oque o usuário digitou para ser copiado) e jogar para <span>  ?  devo estar errada certo?
// Porque para mim parece não fazer sentido :(
// ENTÃO,
// O QUE ESSA PARTE ESTÁ FAZENDO? 
               inputFrase.value = '';

}

botao.addEventListener('click', botaoHandler);
 </script>

Lurian, boa noite. Nesse caso, ele joga o valor da variável inputFrase no textContet do span, logo o span vai apresentar o texto contido na variável, na linha de baixo, onde acontece o seguinte caso

inputFrase.value = '';

ele simplesmente está limpando o conteúdo da variável, deixando a mesma vazia.

Obrigada Henrique.