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resposta

Não consigo fazer o oponente errar!

Olá, tudo bem?

Tentei de todas as maneiras fazer com que o oponente erre, mas sem sucesso. Conseguem me ajudar?

//variável da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6
let velocidadeYBolinha = 6

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5
let yRaquete = 150
let ComprimentoRaquete = 10
let alturaRaquete = 90

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585
let yRaqueteOponente = 150
let velocidadeYOponente;

//Placar do Jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

let diracaoRaqueteOponente = 1;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  }

let chanceDeErrar = 0;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
  
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  
  
}

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
   if (xBolinha + raio > width || 
     xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}
  function mostraRaquete(x,y){
    rect(x, y, ComprimentoRaquete, alturaRaquete);
  }


function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
}
  
  yRaquete = constrain(yRaquete, 0, 310);
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + ComprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete)
  velocidadeXBolinha *=-1;
  raquetada.play();
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = 
    collideRectCircle(x, y, ComprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *=-1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - ComprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
  yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 0, 310);
  calculaChanceDeErrar();
  
  //if (keyIsDown(87)){
   // yRaquete -= 10;
  //}
  //if (keyIsDown(83)){
    //yRaquete += 10;
 
 }

function incluiPlacar(){
  stroke(255);//stroke = contorno
  textAlign(CENTER); //CENTER = Centralizar texto na tela
  textSize(16); //textSize = Aumentar o tamanho do placar
  fill(color(255, 0, 255));//fill = preencher
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);//fill = preencher
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 0, 255));//fill = preencher
  rect(450, 10, 40, 20)
  fill(255);//fill = preencher
  text(pontosDoOponente, 470, 26);// função text mostra o que queremos exibir
  }

//Quero verificar se o x da bolinha for maior que 590, eu quero marcar um ponto para mim. Se o x da bolinha for menor que 10, o oponente marca um ponto.
function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

1 resposta

Oi, Paulo

Adicione a "chanceDeErrar"

yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;