Olá, tudo bem?
Tentei de todas as maneiras fazer com que o oponente erre, mas sem sucesso. Conseguem me ajudar?
//variável da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6
let velocidadeYBolinha = 6
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5
let yRaquete = 150
let ComprimentoRaquete = 10
let alturaRaquete = 90
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585
let yRaqueteOponente = 150
let velocidadeYOponente;
//Placar do Jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
let diracaoRaqueteOponente = 1;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
let chanceDeErrar = 0;
let colidiu = false;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha (){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, ComprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
yRaquete = constrain(yRaquete, 0, 310);
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + ComprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete)
velocidadeXBolinha *=-1;
raquetada.play();
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, ComprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *=-1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - ComprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 0, 310);
calculaChanceDeErrar();
//if (keyIsDown(87)){
// yRaquete -= 10;
//}
//if (keyIsDown(83)){
//yRaquete += 10;
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);//stroke = contorno
textAlign(CENTER); //CENTER = Centralizar texto na tela
textSize(16); //textSize = Aumentar o tamanho do placar
fill(color(255, 0, 255));//fill = preencher
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);//fill = preencher
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 0, 255));//fill = preencher
rect(450, 10, 40, 20)
fill(255);//fill = preencher
text(pontosDoOponente, 470, 26);// função text mostra o que queremos exibir
}
//Quero verificar se o x da bolinha for maior que 590, eu quero marcar um ponto para mim. Se o x da bolinha for menor que 10, o oponente marca um ponto.
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}