Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não consigo criar projeto

Bom dia,

Quando vou usar o comando npm i, ele diz que a versão do node está muito recente, me forçando a usar a 12, mas quando sigo as instruções do professor da aula seguinte, ele diz que o node é muito ultrapassado.

O que fazer para usar o backend e ter uma compatibilidade com o front? Vi na aula do professor que ele estava usando a 11 do angular, mas quando fui usar a 10 da aula passada, ele pedia para usar uma mais recente, entre v14 e 16.

4 respostas

Fala Guilherme, tudo joia?

Nos casos em que o backend precisa de uma versão do Node mais antiga e o front, de uma versão mais recente, você pode utilizar um gerenciador de versões do Node conhecido como NVM. Com ele você poderá instalar as versões necessárias do node e alternar entre elas nos diferentes terminais.

Aqui neste artigo sobre node você pode entender melhor como funciona.

Abaixo, o passo a passo sobre como instalar o NVM e alguns comandos necessários para você instalar e alternar entre as versões.

Acesse esse link do GitHub para baixar o nvm-setup.zip, descompactar e instalar imagem de um repositório no gitHub e uma seta vermelha apontando para o arquivo de nome nvm-setup.zip

Agora você vai poder baixar outras versões do node e alternar entre elas sempre que precisar.

Eu instalei a versão 12 com o comando: nvm install 12.0.0, para utilizar a API;

Imagem do cmd do windows com o comando nvm install 12.0.0

Depois listei as versões para ver quais eu tinha: nvm list ; Imagem do cmd do windows com o comando nvm list

Depois alterei para a versão mais antiga: nvm use 12.0.0; Imagem do cmd do windows com o comando nvm use 12.0.0Imagem do cmd do windows com as versões 16.14.2 e 12.0.0

E com essa versão dá pra inicializar a API com o comando npm i e npm start.

Para rodar o front, você utiliza outro terminal e muda a versão do node para a mais atual e compatível com a aplicação que quer executar.

Espero ter ajudado e se surgir qualquer dúvida no processo, estou à disposição. :)

Bom dia, Nayanne. Eu fiz isso, mas na hora de usar o npm start com o back, ele deu erro por eu estar com a versao 16 do node. Eu posso usar o npm start, trocar a versão e usar o serve no front?

Da pra usar o back mesmo desatualizado?

solução!

Guilherme,

Se ocorre erro ao executar a API com a versão mais nova do node, então provavelmente essa versão do Node.js não é suportada pela API do curso, sendo necessária utilizar uma versão mais antiga mesmo, sem problemas.

Então você pode trocar para a versão 12 do node, executar a API com o npm start e deixar ela rodando.

Aí você abre outro terminal, troca para a versão mais atual do node e executa o front com o ng serve, ok?

Muito obrigado. Farei isso agora mesmo e continuiar com a aula.