1
resposta

Na organização não existe muito chefe para pouco funcionário?

o que vejo é um grande número de hierarquia nas empresas, com poucos funcionários para execução de tarefas.

1 resposta

Olá, Cristiane! Tudo bem?

Sua observação é bastante pertinente e reflete um desafio comum em muitas organizações. A expressão "muito cacique para pouco índio" é usada para descrever situações em que há um excesso de níveis hierárquicos ou gestores em comparação com o número de funcionários que executam as tarefas. Isso pode levar a uma série de problemas, como processos decisórios lentos, comunicação ineficaz e até mesmo duplicidade de comando.

Para abordar essa questão, é importante analisar como a estrutura organizacional está impactando o fluxo de trabalho e a clareza nas responsabilidades. Algumas perguntas que podem ajudar nessa reflexão são:

  1. Como é o processo decisório na sua organização?: É importante identificar se há clareza nas responsabilidades e se as decisões são tomadas de forma ágil e eficiente.

  2. Existe duplicidade de funções?: Verifique se há sobreposição de papéis e responsabilidades que possam estar causando confusão ou ineficiência.

  3. Como é a comunicação entre os níveis hierárquicos?: Uma comunicação clara e direta pode ajudar a minimizar os problemas causados por uma estrutura hierárquica extensa.

Um exemplo prático seria uma empresa que decide simplificar sua estrutura, reduzindo o número de níveis hierárquicos e promovendo uma cultura de mais autonomia para os funcionários. Isso pode ser feito através de treinamentos, delegação de responsabilidades e a criação de equipes multifuncionais que trabalham de forma mais independente.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)