Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

MVP1, MVP2, MVP3...

Gostaria de ressaltar que pode ser um pouco problemático (ou até errado conceitualmente, como alguns colegas de trabalho diriam) falar em diferentes versões de MVP. Pensando em MVP como Mínimo Produto Viável, um MVP2 ou 3 deixa de ser o mínimo. Ao meu ver, próximas versões são apenas evolução do roadmap de produto, não outras versões de MVP. Também, se por algum motivo a validação for falha, volta-se atrás e cria-se um novo MVP de um novo produto.

Reconheço que pode ser preciosismo conceitual, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto.

2 respostas
solução!

Olá, Giovanni! Tudo certo?

Eu concordo com você, falar em versões de MVP pode soar estranho, já que um Mínimo Produto Viável é a versão mais simples que pode ser lançada de um produto.

Acredito que quando o professor fala em versão 2 e 3, ele quer dizer novas atualizações que vão ser lançadas tipo um MVP.

Imagine que eu criei um app para publicar fotos, o MVP foi lançado com as funções de publicar foto e curtir foto. Depois de um tempo, percebi que os usuários gostariam de excluir suas imagens, então eu penso em novas funcionalidades que eu preciso colocar. Essas poderiam ser: excluir foto e restaurar foto excluída (sempre pensando na usabilidade do produto). Então apenas lanço essas novas funcionalidades de forma miníma.

E sim, o MVP 2 não deixa de ser uma evolução do roadmap. Mas pensar que cada nova funcionalidade é lançada de forma mínima também está correto

Deixo aqui o link do artigo que temos sobre MVP, ele é bem completo e te dá uma visão ampla do conteúdo =)

Bons estudos

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software