Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

MVP = conhecimento adquirido e validado?

Pode haver um conhecimento adquirido, no entanto esse conhecimento não será um MVP pq o produto criado pode sofrer de limitações de orçamento da empresa. Então um MVP teórico não será necessariamente o produto que sairá ao final, correto?

1 resposta
solução!

Caro Thiago,

Bom questionamento.

Vamos refletir um pouco...

Quando fazemos uma validação de um produto estamos querendo testar e medir uma hipótese construída, para aprender com os seus resultados.

Nestes resultados, teremos o entendimento de quem é o potencial grupo consumidor do nosso produto e outros aspectos de um MVP, como por exemplo quanto o potencial público interessado está disposto a pagar pelo nosso produto, e a partir daí, podemos projetar nosso processo de produção e comercialização de nosso produto, baseado num MVP que obtivemos numa visão prática.

A parte teórica (embrião) do MVP é a que usamos por exemplo com os early adopters.

Agora voltando a sua pergunta o conhecimento adquirido de um produto com os early adopters, de fato é uma base para formulação de um MVP.

Por outro lado, o preço final, custo de produção e margem de lucro da uma empresa comercializando um produto que tenha MVP, na prática sempre é calibrado pelas empresas dependendo de diversos fatores, dentre eles a estratégia e metas de penetração no mercado, processo de produção, apetite a investimentos, restrições de orçamento e recursos.

Sendo assim, o MVP "teórico e prático", é um dos diversos direcionadores usados para termos a visão de como/ quando vender e quanto de lucro um determinado produto pode gerar.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software