O meu código não ficou muito diferente da resolução, mas gostaria de saber se a função movimentaRaqueteOponente está razoável:
function movimentaRaqueteOponente() {
yRaqueteOponente = yBolinha -30 - alturaRaquete/2 - chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
Segue abaixo, o código inteiro:
let chanceDeErrar = 0;
//parametros da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 30;
let raio = diametro / 2;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//parametros da raquete
let xRaquete = 10;
let yRaquete = 145;
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 145;
let comprimentoRaquete = 90;
let alturaRaquete = 10;
let velocidadeYRaquete = 10;
//parametros do placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteOponente();
placar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
fill(255);
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function mostraRaquete(x, y) {
fill(255);
rect(x, y, alturaRaquete, comprimentoRaquete);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if(xBolinha - raio < 0 || xBolinha + raio > width) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if(yBolinha - raio < 0 || yBolinha + raio > height) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaquete() {
if(keyIsDown(UP_ARROW) && yRaquete > 0) {
yRaquete -= velocidadeYRaquete;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaquete + comprimentoRaquete < 400) {
yRaquete += velocidadeYRaquete;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if(xBolinha - raio < xRaquete + alturaRaquete &&
yBolinha + raio > yRaquete &&
yBolinha - raio < yRaquete + comprimentoRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
yRaqueteOponente = yBolinha -30 - alturaRaquete/2 - chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar() {
if(pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1;
if(chanceDeErrar >= 19) {
chanceDeErrar = 20;
}
} else {
chanceDeErrar -= 1;
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente() {
if(xBolinha + raio > xRaqueteOponente &&
yBolinha + raio > yRaqueteOponente &&
yBolinha - raio < yRaqueteOponente + comprimentoRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function placar() {
fill(color(58, 247, 0));
rect(190, 10, 40, 20);
fill(color(58, 247, 0));
rect(370, 10, 40, 20);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(0);
text(meusPontos, 210, 26);
text(pontosOponente, 390, 26);
}
function marcaPonto() {
if(xBolinha > width - raio) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < raio) {
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
`